Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/681
Title: Investimento em erp: estudo comparativo entre as soluções On Premise, Hosted e SaaS
Authors: SILVA, Marcelo Corrêa da
Keywords: Solução ERP;SaaS;Cloud Computing
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: SILVA, Marcelo Corrêa da. Investimento em erp: estudo comparativo entre as soluções On Premise, Hosted e SaaS. 2013. 70. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre três modelagens de implantação de ERP (Enterprise Resources Planning) existente no mercado, adquiridos como licenças instaladas on-premise (instalado no local), hosted e os adquiridos sob demandas no formato de SaaS (Software as a Service), baseado em Cloud Computing. Foram considerados os aspectos técnicos e econômicos no que diz respeito às vantagens e desvantagens, de acordo com as necessidades empresariais, na busca de escolher a melhor alternativa. Foi aplicado o método de análise multicritério AHP (Analitical Hierarchy Process). Avaliou-se cada solução ERP com base em quatro critérios, que influenciam fortemente no processo de escolha de um software dessa natureza como implantação, custo, flexibilidade e segurança. Para cada critério foram definidos subcritérios afim de refinar a análise multicritério. Verificou-se as funcionalidades de cada solução ERP, com base nos atributos selecionados, ponderando as preferências através da escala de Saaty. Todas as soluções foram comparadas par a par de acordo com o método adotado. Os primeiros resultados da análise destacou os índices de preferências de cada alternativa, os quais foram analisados e testados através da análise de sensibilidade, onde foram observados as variações dos índices de preferência. A alternativa em hosting, obteve o maior índice de preferência de um modo geral, sem considerar o teste de sensibilidade. A solução on premise apresentou um baixo índice de preferência em quase todos os subcritérios selecionados se destacando no critério flexibilidade. O aspecto relacionado ao custo mostrou que a solução hosted e SaaS, se apresentaram como as melhores opções de escolha como investimento em sistemas dessa natureza.
Description: Participaram da Banca Examinadora a Prof.ª Dr.ª Anatália Saraiva Martins Ramos e a Prof.ª Msc. Iris Linhares Pimenta.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/681
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarceloCS_Monografias.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.