Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/678
Title: Aplicação do balanced scorecard (bsc) como ferramenta estratègica: um estudo de caso no Centro Educacional Pinheiros
Authors: OLIVEIRA, Winnie Vanessa Mendes Pinheiro
Keywords: Estratégia;Gestão Escolar;Desempenho Empresarial;Indicadores;Balanced Scorecard
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: OLIVEIRA, Winnie Vanessa Mendes Pinheiro. Aplicação do balanced scorecard (bsc) como ferramenta estratègica: um estudo de caso no Centro Educacional Pinheiros. 2013. 92. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Com o advento da era da informação nas últimas décadas ocorreu um verdadeiro bombardeio de informações a ser apreendida. Nas instituições de ensino, isto ocorre de forma mais feroz, por que a mesma traz em sua essência a reflexão, a proposta da mudança e quebra de paradigmas para construção do novo. Perante a isso, se exige novas capacidades para assegurar o sucesso competitivo, assim às instituições encontram grande dificuldade em desenvolver a adaptabilidade às mudanças visando profissionalizar a gestão. Diante disso, o presente trabalho fez a aplicação do Balanced Scorecard em uma escola particular que atende da educação infantil ao ensino médio – O Centro Educacional Pinheiro, visando trazer a tona à contribuição dessa ferramenta para a melhoria do desempenho estratégico. Caracterizando-se como um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, alicerçada pela ferramenta do Balanced Scorecard proposta por Kaplan e Norton, por meio dos indicadores das perspectivas financeiros, de cliente, de processos internos e aprendizagem e crescimento, para avaliar o desempenho dos ativos tangíveis e intangíveis da escola. O trabalho finaliza com uma oportuna recomendação do modelo de BSC para instituições de ensino particular por acatar as peculiaridades da mesma, sendo possível verificar que, para serem alcançados os resultados esperados pela implantação do BSC, como ferramenta estratégica, fez-se necessário o empenho de toda a escola, assim os resultados indicaram que é importante traçar estratégias, e planejá-las, para chegar à eficácia dos objetivos da organização nas quatro perspectivas do BSC.
Description: Participaram da Banca Examinadora o Prof. Msc. Carlos David C. Feitor e o Prof. Msc. Josué Vitor de Medeiros Júnior.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/678
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WinnieVMPO_Monografias.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.