Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/676
Título: Gráficos CUSUM ajustados ao risco para monitoramento de tempos de sobrevivência: uma aplicação em dados da área médica
Autor(es): Oliveira, Jocelânio Wesley de
Palavras-chave: Análise de sobrevivência;Controle estatístico de processos;Controle de qualidade;Gráfico RAST CUSUM
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Estatística
Referência: OLIVEIRA, Jocelânio Wesley de. Gráficos CUSUM ajustados ao risco para monitoramento de tempos de sobrevivência: uma aplicação em dados da área médica. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este trabalho envolve o uso de técnicas de Controle Estatístico de Processos (CEP) para monitoramento de tempos de sobrevivência. Diferentemente de aplicações na área industrial, em que a população em estudo é considerada homogênea, o CEP na área de saúde admite a heterogeneidade e deseja levar em consideração características particulares de pacientes que, antes de se submeterem a um procedimento médico, podem apresentar diferentes riscos de morte. Nessa perspectiva, alguns autores propõem o uso de um gráfico de controle CUSUM ajustado ao risco (RAST CUSUM), para monitorar resultados clínicos em que a resposta é o tempo até a ocorrência de um evento e está sujeita a censura à direita. Nesta abordagem as diferenças entre as observações são consideradas por meio de um modelo de regressão de tempo de falha acelerado. Neste estudo simulamos um caso em que há duas características associadas aos indivíduos em estudo (covariáveis), a saber, idade e sexo, as quais influenciam na resposta, para observar o comportamento deste gráfico de controle na detecção de diferentes desvios de qualidade. Além disso, ilustramos o uso do gráfico em uma aplicação com dados da área médica encontrados na literatura.
Descrição: Profa. Dra. Carla Almeida Vivacqua e Prof. Dr. Fidel Ernesto Castro Morales
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/676
Aparece nas coleções:Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TemposSobrevivência_Oliveira_2013.pdfMonografia1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.