Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/669
Título: Plano de marketing: Fortalecimento da marca Serve Bem no ramo Supermercadista de Natal/RN
Autor(es): Gois, Rodrigo Lopes de
Palavras-chave: Plano de Marketing;Estratégias de Marketing;Supermercado;Plano de Ação
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: GOIS, Rodrigo Lopes de. Plano de Marketing: fortalecimento da marca Serve Bem no ramo Supermercadista de Natal/RN. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O plano de marketing é um instrumento importante para as organizações, considerando que através dele pode-se obter informações quanto aos pontos fortes e pontos fracos da empresa, além de se definir metas de curtos e de longos prazo; isto com objetivos claros, como: manter o foco do negócio, aumentar a possibilidade de sucesso e orientar a gerência a seguir os passos adequados para desenvolver e sincronizar um negócio. Assim, esta pesquisa tem como objetivo elaborar um plano de marketing com intuito de fortalecer a marca do Serve Bem, instituição do ramo supermercadista de Natal/RN. Sendo mais especificamente, busca identificar o perfil dos clientes da empresa estudada; avaliar o nível de satisfação dos clientes; analisar o macro e microambiente; definir estratégias que viabilizem o crescimento da empresa; e apresentar custos e mecanismos de controle. Para isto utilizou-se de pesquisa do tipo descritiva, utiliza a técnica de estudo de caso; teve como universo e amostra clientes do supermercado Serve Bem, totalizando 400 (quatrocentos) clientes/dia; sendo a amostragem do tipo conveniência, totalizando 100 clientes, que responderam a questionário estruturado, durante uma semana do mês de maio deste ano. As análises foram do tipo quantitativa, pois apresentam-se dados estatísticos. Durante as análises constatou-se que os serviços disponibilizados atendem, em parte, as necessidades de seus usuários, tendo em vista que alguns clientes citaram problemas que acontecem com maior intensidade, os quais possibilitaram recomendações importantes para a organização. Assim, pode-se mencionar pontos fortes, como: qualidade dos produtos, variedade e preço; e como pontos fracos: as promoções, estrutura física, horário de funcionamento e estacionamento. Concluiu-se que a empresa necessita empreender mudanças em instalações físicas, estacionamento, manobrista, horário de funcionamento, treinamento para colaboradores e divulgações, proporcionando maior contato com o cliente, aumentando a concorrência e firmando-se no mercado em que se encontra inserida.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/669
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanoDeMarketing_Gois_2013592,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.