Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/649
Title: Responsabilidade social empresarial na estratégia organizacional: um estudo de caso na COSERN
Authors: GOMES, Joalyson de Araújo
Keywords: Gestão;Responsabilidade social empresarial;Estratégia
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: GOMES, Joalyson de Araújo. Responsabilidade social empresarial na estratégia organizacional: um estudo de caso na COSERN. 2013. 78. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: A responsabilidade social empresarial é um assunto de relevância para a sociedade atual, não sendo possível pensar nas diversas relações da nossa sociedade e de uma geração posterior em um futuro cada vez mais próximo e presente, sem levar em consideração a sustentabilidade do planeta. A gestão socialmente responsável necessita que a empresa tenha um posicionamento estratégico baseado no elo entre os “atores sociais”, empresa e sociedade, para o sucesso de ambos. Este trabalho realizou um estudo na Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado. Seu objetivo foi identificar como as estratégias de responsabilidade social empresarial contribuem para a gestão da COSERN, tendo como eixo o estudo do Projeto Nova Geladeira. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, subtipo estudo de caso com abordagem qualitativa. A análise dessa pesquisa compreendeu duas etapas: Identificações de estratégias relacionadas à responsabilidade social empresarial da COSERN e a avaliação do Projeto Nova Geladeira com base nos objetivos propostos. Pode-se concluir que a empresa estudada adota políticas e estratégias de responsabilidade social empresarial e que o Projeto Nova Geladeira contribui com os objetivos da organização, reforçando a gestão da COSERN, na medida em que o conceito de sustentabilidade, amparado no tripé econômico, social e ambiental, promove não só o desenvolvimento da empresa, mas, também, o desenvolvimento socioeconômico da região.
Description: Participaram da Banca Examinadora a Prof.ª MSc. Maria da Penha Machado de Medeiros e a Prof.ª MSc. Eliza Catarina Bezerra Cunha.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/649
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoalysonAG_Monografias.pdf991.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.