Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/625
Título: Análise dos fatores associados à permanência dos servidores técnicos administrativos em educação no IFRN, ante a realidade do Câmpus João Câmara
Autor(es): Góes, Ana Julinda de Oliveira
Palavras-chave: Técnicos Administrativos;Permanência;Satisfação no trabalho
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: GÓES, Ana Julinda de Oliveira. Análise dos fatores associados à permanência dos servidores técnicos administrativos em educação no IFRN, ante a realidade do Câmpus João Câmara. 2013. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este estudo consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso e com abordagem quali-quantitativa, realizada no Câmpus João Câmara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/JC. O objetivo geral do trabalho é a análise dos fatores associados à permanência dos servidores Técnicos Administrativos em Educação no IFRN, ante a realidade do Câmpus João Câmara. Para tanto, foram investigados, como objetivos específicos, o perfil da população alvo, a existência do interesse de permanência no IFRN, as principais razões apontadas para o ingresso no serviço público, as perspectivas de desenvolvimento percebidas na Instituição e alguns fatores relacionados à satisfação no trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo com a totalidade da população alvo do Câmpus em estudo. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário cujos resultados apontaram como principais razões para o ingresso no serviço público: a estabilidade e a remuneração; sobre a permanência, parte considerável dos Técnicos tem dúvidas em relação à continuidade na Instituição; foi identificado também que há perspectivas de desenvolvimento e que há satisfação por parte dos Técnicos em relação à maior parte dos pontos pesquisados, a insatisfação foi fortemente percebida no tocante à remuneração. Com a pesquisa, foi possível concluir que, mesmo com a predominância de satisfação, de orgulho em ser servidor do IFRN e da identificação de possibilidades de desenvolvimento, a remuneração representa a principal razão para os Técnicos Administrativos considerarem a possibilidade de sair do IFRN, foi constatado também que apenas pouco mais da metade deles percebem reconhecimento ao trabalho por parte da Instituição e que o IFRN precisa melhorar no que tange à remuneração, à valorização das atividades administrativas e à oferta de programas de lazer, segurança no trabalho e qualidade de vida.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/625
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDosFatores_Goes_20132,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.