Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/620
Título: A gestão e o planejamento estratégico nas políticas educacionais brasileiras: um estudo sobre as variáveis socioeconômicas e o desempenho do Ideb no município de Ceará Mirim
Autor(es): Lourenço, Alice Judith da Costa
Palavras-chave: Gestão estratégica;Planejamento;Políticas Educacionais;IDEB
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: LOURENÇO, Alice Judith da Costa. A gestão e o planejamento estratégico nas políticas educacionais brasileiras: um estudo sobre as variáveis socioeconômicas e o desempenho do Ideb no município de Ceará Mirim. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este trabalho realizou um estudo exploratório sobre as variáveis socioeconômicas incidentes sobre o IDEB. Seu objetivo consiste na análise entre as variáveis sintetizadoras do desempenho da qualidade da educação e a capacidade delas na geração de informações úteis à gestão e ao planejamento estratégico das Políticas Educacionais do município de Ceará-Mirim. Para atingir os objetivos propostos foi utilizado o modelo estatístico de Regressão Linear Múltipla. Os resultados demonstraram que, quanto ao perfil das turmas iniciais e finais do ensino fundamental, a maior parte da rede de ensino municipal atende ao 5º ano, há uma forte distorção idade série em todas as turmas do setor urbano e rural, a predominância quanto ao sexo é variável de turma para turma e a maior parte dos anos iniciais alcançou a meta do IDEB determinada pelo INEP, nos anos finais o resultado foi paralelo. Em relação à utilização do método de regressão, este definiu a relação direta entre duas variáveis socioeconômicas e os resultados do IDEB. A Análise SWOT demonstra o desenvolvimento e o crescimento lento da educação do município pertinente à predominância dos pontos fracos e as ameaças. Quanto ao uso de ferramentas de planejamento estratégico na educação constatou-se que a utilização destas junto aos indicadores pode gerar uma melhor identificação dos problemas, bem como auxiliar na tomada de decisões. Enfim, a pesquisa conclui que dentre as variáveis socioeconômicas interventoras do IDEB para informação no desenvolvimento da gestão, através do planejamento estratégico, de políticas públicas para educação no município de Ceará Mirim: a porcentagem dos estudantes que responderam que não moram com o pai e porcentagem dos estudantes que responderam que o pai ou responsável nunca estudou.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/620
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestaoEoPlanejamento estratégico_Lourenco_2013.pdf937,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.