Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/615
Title: Conflituosidade de direitos e interesses na desocupação e regularização fundiária da favela do maruim em Natal/RN
Authors: Dantas, Manuela Lins
Keywords: Favela do Maruim;Porto Organizado de Natal;Conflito fundiário;Ponderação de princípios
Issue Date: 2013
Publisher: Direito
Citation: DANTAS, Manuela Lins. Conflituosidade de direitos e interesses na desocupação e regularização fundiária da favela do maruim em Natal/RN. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O presente trabalho trata do conflito fundiário envolvendo a Favela do Maruim e o Porto Organizado de Natal. Comunidade tradicional do Município de Natal/RN, o Maruim ocupa um terreno da União que também integra a área do Porto Organizado de Natal, que exerce suas atividades ao lado da favela. Apresentando péssimas condições de infraestrutura e habitabilidade, a Favela do Maruim necessita de prestações materiais que permitam a adequação das moradias ao conceito de habitação adequada. Diante da necessidade de desenvolvimento da atividade portuária, que reflete diretamente no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, foi elaborado projeto de ampliação da retro-área do Porto de Natal, obra que implica a remoção da Comunidade do Maruim, com a consequente necessidade de relocação das famílias. Neste trabalho pretendemos realizar uma análise da contraposição do direito à moradia da Comunidade do Maruim e do direito difuso ao desenvolvimento, a partir da ponderação constitucional dos princípios envolvidos na questão.
Description: Participaram da Banca Examinadora Anna Emanuella Nelson dos Santos Cavalcanti da Rocha e Felipe Maciel Pinheiro Barros.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/615
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ManuelaLD_Monografias.pdf988.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.