Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/612
Título: Educação no rio grande do norte: análise dos municípios da mesorregião leste potiguar a partir da utilização de indicadores de desempenho (2007 – 2011)
Autor(es): FREIRE, Daniel dos Santos
Palavras-chave: Indicadores de Desempenho;Administração Pública;Educação per capita
Data do documento: 2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: FREIRE, Daniel dos Santos. Educação no rio grande do norte: análise dos municípios da mesorregião leste potiguar a partir da utilização de indicadores de desempenho (2007 – 2011). 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal abordar as finanças públicas direcionadas à educação dos municípios da mesorregião Leste Potiguar do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2007 a 2011, a partir da utilização do indicador de desempenho educação per capita e sua comparação com o indicador do governo do estado do RN. Com o intuito de responder o objetivo acima, o estudo teve os seguintes objetivos específicos: construir um referencial teórico capaz de fundamentar na literatura e legislação, o tema e a importância do indicador de desempenho utilizado na pesquisa; identificar as mesorregiões que compõe o estado do Rio Grande do Norte e seus respectivos municípios, como também o quantitativo populacional dos municípios da mesorregião selecionada para o estudo; demonstrar o desempenho dos municípios em estudo utilizando o indicador educação per capita, no período de 2007 a 2011 e verificar possíveis relações entre o cenário da educação do RN e o resultado obtido na análise do indicador de desempenho dos municípios. No que tange à metodologia, a pesquisa refere-se a um estudo exploratório, quanto à estratégia, e descritivo, quanto aos meios, tendo como técnica de coleta de dados os relatórios apresentados no SIOPE, e quadros demonstrativos do IBGE. Com o propósito de analisar os dados obtidos, elaboraram-se tabelas descrevendo estes resultados anualmente. As informações apontam: a) que os principais municípios da mesorregião apresentam indicadores não satisfatórios, estando abaixo do resultado geral do estado; b) que os investimentos na área da educação não são mantidos na tendência de crescimento, variando ao longo dos anos, e, ainda, c) que nos anos em análise, seis municípios figuraram entre os primeiros cinco lugares em cada ano analisado. Finalmente, foi possível verificar que como indicado pelas avaliações de órgãos competentes da administração pública da área da educação, o estado do RN apresenta resultados não satisfatórios, como também os principais municípios deste estado precisam investir mais recursos na área para vir a obter um bom desempenho na educação.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof. MSc. Maurício Corrêa da Silva e Prof.ª Isabel Cristina da Costa Nascimento.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/612
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielSF_Monografias.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.