Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/608
Title: A utilização de ferramentas da contabilidade gerencial como vantagem competitiva nas sanduicharias da cidade do Natal/RN
Authors: MELO SEGUNDO, Agamenon da Costa
Keywords: Contabilidade gerencial;Gestão estratégica de custos;Vantagem competitiva;Vantagem competitiva nas sanduicharias da cidade do Natal/RN
Issue Date: 2012
Publisher: Ciências Contábeis
Citation: MELO SEGUNDO, Agamenon da Costa. A utilização de ferramentas da contabilidade gerencial como vantagem competitiva nas sanduicharias da cidade do Natal/RN. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A combinação de algumas mudanças socioeconômicas vivenciadas pelos brasileiros, como o novo perfil da família brasileira, a relativa estabilidade e força que o Real vem apresentando no cenário mundial, gera ambiente favorável ao crescimento do mercado de restaurantes e lanchonetes. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi identificar qual o papel da gestão estratégica de custos na obtenção de vantagem competitiva em empresas do segmento de sanduicharias localizadas em Natal/RN. O presente estudo pode ser classificado como um levantamento descritivo, com duas abordagens: quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi um questionário composto de perguntas fechadas aplicado a gestores dos estabelecimentos pesquisados. Observou-se que a maioria das empresas faz uso de ferramentas da contabilidade gerencial, embora apenas 50% afirmam sempre levarem em consideração essas informações para a tomada de decisão e uma empresa da amostra nunca as leva em conta. Metade dos entrevistados raramente ou nunca recebem informações gerenciais de seus contadores, 33% deles afirmaram estar insatisfeitos com os serviços contratados e apenas 17% está disposto a pagar um valor maior por serviços contábeis mais completos. Por outro lado, 50% dos gestores mostraram-se interessados, dependendo das condições, em aumentar a remuneração de seus contadores. Após analisados os resultados concluí-se que, apesar de a maioria das empresas pesquisadas serem jovens e ainda estarem se estabelecendo no mercado, a contabilidade gerencial e a gestão estratégica de custos são utilizadas como vantagem competitiva nas sanduicharias pesquisadas, no entanto esta utilização ainda apresenta-se relativamente fraca e em alguns caso ela inexista.
Description: Participaram da Banca Examinadora Prof.ª Isabel Cristina da Costa Nascimento e Prof.ª Liz Daiana Bessa Taveira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/608
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgamenonCMS_Monografias.pdf706.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.