Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/607
Título: Impairment Test - estudo de caso em uma distribuidora de combustível aplicando-se os modelos do IASB e do FASB
Autor(es): Oliveira, Olivia Magalhães Machado de
Palavras-chave: Teste de Impairment;Fair Value;Valor Contábil
Data do documento: 2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: OLIVEIRA, Olivia Magalhães Machado de. Impairment Test - estudo de caso em uma distribuidora de combustível aplicando-se os modelos do IASB e do FASB. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é analisar o impacto que o impairment, que trata da redução ao valor recuperável de ativos, pode causar em uma empresa. O teste de impairment é utilizado para evidenciar e mensurar a perda da capacidade de recuperação do valor contábil de um ativo. Uma perda por impairment ocorre quando o valor contábil for superior ao valor recuperável de um ativo, ou grupo de ativos. Pode-se afirmar que a perda por impairment corresponde à diferença entre o valor contábil do ativo e o seu fair value (valor justo), no caso do valor justo ser inferior ao valor contábil. O estudo apresenta os principais conceitos utilizados na determinação da perda por impairment, de acordo com as normas brasileiras (CPC), norte-americanas (FASB) e internacionais (IASB), bem como no tratamento contábil do reconhecimento desta perda. Para tanto, foi selecionada uma empresa distribuidora de combustível que classifica esse trabalho como estudo de caso único. Trata-se de uma pesquisa descritiva, pois visa identificar uma determinada empresa em relação ao teste de recuperabilidade, com procedimento bibliográfico, abordando o problema de forma qualitativa. A partir das demonstrações contábeis da empresa, a integração dos dois conceitos e observadas às respectivas etapas de sua aplicação foi simulado o teste de impairment pelos critérios internacionais e norte-americanos. Por fim, foram observadas diferenças conceituais e metodológicos entre os modelos que refletiram no valor da recuperabilidade dos ativos da empresa. As diferenças encontradas entre as normas demonstram que ainda existem diferenças significativas entre elas que dificulta da comparabilidade das demonstrações.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/607
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpairmentTest_Oliveira_2012927,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.