Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/605
Title: Análise da relação entre o sistema de gestão da qualidade e o desempenho de uma empresa de construção civil: um estudo de caso em uma empresa construtora de Natal/RN
Authors: FREITAS, Matheus Furtado de Assunção
Keywords: Construção Civil;Sistema de Gestão de Qualidade;Programa Brasileiro de Qualidade do Habitat;International Organization for Standardization;Indicadores financeiros e econômicos
Issue Date: 2012
Publisher: Ciências Contábeis
Citation: FREITAS, Matheus Furtado de Assunção. Análise da relação entre o sistema de gestão da qualidade e o desempenho de uma empresa de construção civil: um estudo de caso em uma empresa construtora de Natal/RN. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O setor da construção civil foi um dos que teve maior crescimento nos últimos anos no Brasil e por isso atraiu muitos investidores para este ramo, desta forma fazendo com que tal mercado se torne cada vez mais competitivo. Com esta competição surgiu a necessidade de se destacar em relação aos concorrentes e uma maneira para se fazer isto é a busca por um sistema de gestão da qualidade que vem tomando força no Brasil e no Mundo nos últimos tempos. Assim as empresas devem se adequar aos requisitos do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e das normas da International Organization for Standardization (ISO). Com base nisto este estudo foi elaborado para demonstrar como a empresa participa destes programas e os benefícios advindos desta adoção. Analisando-se para isto os indicadores financeiros e econômicos de uma empresa do ramo para se constatar se tais benefícios podem ser comprovados ou não na prática. Atestando-se que quando a empresa possui recursos para investir em qualidade, o resultado aparece em suas demonstrações comprovando que os custos dos imóveis diminuem com a adoção do sistema, trazendo também junto a isto, uma melhora em sua estrutura organizacional e operacional, mas comprovando ainda que quando tais recursos não existem, a empresa perde em seu resultado e em seu nível de organização. Tornando-se, portanto comprovadamente uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Description: Participaram da Banca Examinadora Prof.ª Lis Daiana Bessa Taveira e Prof.ª Isabel Cristina da Costa Nascimento.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/605
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatheusFAF_Monografias.pdf669.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.