Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/603
Título: Efeitos das variações do valor do dinheiro no tempo nos índices de análise econômico-financeira das empresas do ramo do comércio, após a convergência às normas internacionais de contabilidade
Autor(es): Barbosa, Letícia Rodrigues
Palavras-chave: Inflação;Análise Financeira;Deflação;Convergência Internacional
Data do documento: 2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: BARBOSA, Letícia Rodrigues. Efeitos das variações do valor do dinheiro no tempo nos índices de análise econômico-financeira das empresas do ramo do comércio, após a convergência às normas internacionais de contabilidade. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A Contabilidade é a ciência cujo objetivo é permitir o controle do patrimônio das entidades através do estudo e conhecimento de sua situação econômico-financeira. Os usuários das demonstrações contábeis obtém uma compreensão clara e verdadeira do que está acontecendo na entidade, sendo auxiliados na tomada de decisões. Ocorre que o valor da moeda, unidade básica de mensuração da Contabilidade, sofre variações com o tempo, gerando a inflação ou a deflação. No entanto, a prática de correção monetária das demonstrações contábeis foi proibida no Brasil. Dessa forma, as possíveis distorções causadas pelas variações do valor do dinheiro no tempo não são evidenciadas nos balanços brasileiros. Isso é prejudicial à análise das demonstrações contábeis, pois pode levá-la a conclusões incorretas acerca das companhias. Com a adoção da convergência às normas internacionais de Contabilidade, foram implantados elementos que podem contribuir para a redução dos efeitos da inflação/deflação. O objetivo do presente estudo é analisar os efeitos das variações do poder aquisitivo da moeda nos indicadores econômico-financeiros das empresas do ramo do comércio, após a convergência às normas internacionais de Contabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva e os dados foram extraídos das demonstrações financeiras das empresas selecionadas e devidamente tratados. Foram calculados os índices de análise econômico-financeira escolhidos e posteriormente esses mesmos índices foram atualizados e tratados estatisticamente. Os resultados mostraram que os índices ligados à atividade e ao desempenho das companhias se posicionaram na área de não rejeição da hipótese nula, dessa forma, os efeitos das variações do valor do dinheiro do tempo não provoca distorções relevantes nesses índices. Por outro lado, a atualização monetária é relevante para aqueles que concedem financiamentos para as companhias.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof. Alexandro Barbosa e Prof. Renato Henrique Gurgel Mota.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/603
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitosDasVariacoes_Barbosa_2012256,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.