Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/600
Título: Produções acadêmicas de pesquisas contábeis no Terceiro Setor no Brasil entre os anos de 2010 e 2011
Autor(es): Garcia, Flávio Roberto de Oliveira
Palavras-chave: Terceiro Setor;Serviço Público;Contabilidade
Data do documento: 2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: GARCIA, Flávio Roberto de Oliveira. Produções acadêmicas de pesquisas contábeis no Terceiro Setor no Brasil entre os anos de 2010 e 2011. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Diversos autores têm sua própria definição para o Terceiro Setor, onde cada um avalia o segmento de acordo com sua visão, baseado em tudo que envolve esta parte da sociedade, que no Brasil ainda não possui uma definição exata do que seria, mas uma reunião de suas características. Santos (2000, p.5) define o segmento como “uma designação residual e vaga com que se pretende dar conta de um vastíssimo conjunto de organizações sociais que não são nem estatais nem mercantis”. Percebe-se que o Brasil não atende a contento às necessidades básicas de sua população, pois a cada dia se vê nos diversos meios de comunicação ou em experiências pessoais, que o serviço público ainda não consegue atender em sua integralidade, “tendo em vista a incapacidade estatal e da iniciativa privada em responder às vastas precisões populacionais” (Barros e Santos, 2010, p. 18), aquilo que tem obrigação de oferecer à população. Devido a este cenário, o desenvolvimento deste trabalho visa responder a seguinte pergunta: como evoluíram as publicações de teses, dissertações, congressos e periódicos sobre o terceiro setor no Brasil nos anos de 2010 e 2011? Em vista de alcançar os objetivos propostos para a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Para a resolução do problema de pesquisa, utilizou-se a análise de dados quantitativa. Após o término do trabalho proposto, verificou-se que foram produzidos 20 trabalhos relativos à contabilidade do terceiro setor de acordo com as delimitações do período e do campo de pesquisa estabelecidos, e de forma geral, as publicações acadêmicas mantiveram um padrão linear de produção, com uma pequena evolução, visto que a média de produções anuais obteve um pequeno crescimento, passando de 7 trabalhos para 7,5 em média por ano.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof. MSc. Maxwell Dos Santos Celestino e Prof.ª Isabel Cristina da Costa Nascimento.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/600
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProducoesAcademicas_Garcia_2012.pdf454,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.