Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/599
Título: Origem e significado do artesanato como suvenir turístico: um estudo de caso no centro de artesanato da praia dos artistas em Natal – RN
Autor(es): PAIVA, Vanessa Freire
Palavras-chave: Turismo;Artesanato;Origem e significado;Suvenir
Data do documento: 2012
Editor: Turismo
Referência: PAIVA, Vanessa Freire. Origem e significado do artesanato como suvenir turístico: um estudo de caso no centro de artesanato da praia dos artistas em Natal – RN. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O turismo vai muito além das viagens, para sua plena realização como atividade precisa da interligação de uma variedade enorme de setores que possam oferecer ao turista uma experiência satisfatória na localidade receptora. Para marcar essas experiências vivenciadas no destino, os turistas procuram formas de recordação da viagem através da compra de produtos que caracterizem a região, papel esse desenvolvido pelo artesanato local. Nesse sentido, o presente estudo objetivou estudar a origem e significado do artesanato como suvenir turístico na cidade de Natal – RN. Para chegar aos resultados, neste estudo foi utilizada a pesquisa de abordagem qualitativa e a realização de entrevistas com 23 varejistas do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas. Para a análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo que permite analisar a fala dos entrevistados de forma mais aprofundada. A análise dos dados apontou que os produtos comercializados nas lojas de artesanato em Natal, originam-se de contextos culturais e estados diferentes e que acaba interferindo na valorização do artesão e do artesanato local. Além disso, há a inserção de produtos industrializados que estão se misturando e sendo comercializados junto com o artesanato, perdendo o significado que este possui para turistas e comerciantes como algo que é feito manualmente. Desta forma, o artesanato local vem perdendo cada vez mais espaço para produtos de contextos culturais e regiões diferentes, desvalorizando os artesãos locais e interferindo no significado do artesanato para turistas e varejistas.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof.ª Lissa Valéria Fernandes Ferreira e Prof.ª Msc. Sinthya Pinheiro Costa.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/599
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VanessaFP_Monografias.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.