Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/595
Title: Comprometimento organizacional: um estudo de caso na empresa Natureza Tur (Canguaretama/RN)
Authors: SILVA, Natália Arruda da
Keywords: Turismo;Comportamento organizacional;Gestão de pessoas;Comprometimento organizacional
Issue Date: 2012
Publisher: Turismo
Citation: SILVA, Natália Arruda da. Comprometimento organizacional: um estudo de caso na empresa Natureza Tur (Canguaretama/RN). 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O comprometimento organizacional vem alcançando destaque nas organizações que desejam atingir ótimos resultados com a relação empregado-empresa. Devido à relevância do comprometimento no trabalho ser um requisito fundamental no processo de inovação organizacional e sua importância para avaliação da estrutura das relações de comprometimento dos colaboradores com a organização, esse assunto pode ser de interesse de empresas que buscam alcançar seus objetivos e sempre inovar. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é analisar como se desenvolve o comprometimento organizacional na empresa Natureza Tur em Canguaretama/RN. Em relação à metodologia a presente pesquisa teve uma abordagem qualitativa onde seu objetivo teve um caráter descritivo-exploratório, pois se buscou explorar e descrever informações relacionadas ao comprometimento organizacional na relação entre colaboradores e empresa, a partir da compreensão dos funcionários e proprietário da empresa estudada. Na análise dos resultados observou-se que os tipos de comprometimento não têm relação com a função dos colaboradores, pois colaboradores com funções iguais apresentaram diferentes tipos de comprometimento. Verificou-se que a maioria apresentou o comprometimento normativo, que não é o ideal, porque nesse tipo de comprometimento os funcionários sentem uma obrigação em permanecer na empresa. Constatou-se que o principal fator que interfere no comprometimento dos colaboradores é a falta de comunicação, pois muitas vezes as informações não chegam da forma correta a todos os membros. E para melhorar o comprometimento dos funcionários a principal medida é estimular a comunicação entre todos e entre os diversos níveis departamentais.
Description: Participaram da Banca Examinadora Prof.ª Dr.ª Juliana Vieira de Almeida e Prof.ª Dr.ª Lissa Valéria Fernandes Ferreira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/595
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NataliaAS_Monografias.pdf542.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.