Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/594
Título: Qualidade no atendimento ao turista: uma análise dos centros de atendimento ao turista da cidade de Natal-RN
Autor(es): ARAÚJO, Maria Aparecida de
Palavras-chave: Gestão de Pessoas;Turismo;Sistema de Informação;Qualidade no atendimento
Data do documento: 2012
Editor: Turismo
Referência: ARAÚJO Maria Aparecida de. Qualidade no atendimento ao turista: uma análise dos centros de atendimento ao turista da cidade de Natal-RN. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O turismo atua em diversos segmentos, mas como atividade econômica vem crescendo e se desenvolvendo em diversas localidades do país e do mundo, gerando assim um grande fluxo de turistas seja local, nacional ou internacional nesses destinos. Nesse sentido, os turistas que buscam os destinos turísticos para lazer, negócios, entretenimento, cultura, eventos, entre outros segmentos, procuram também produtos e serviços de qualidade, pois estão cada vez mais conscientes e mais exigentes e querem sempre o melhor, por isso estão buscando produtos e serviços de qualidade que possam satisfazer as suas necessidades e desejos, mas para o destino conseguir atender essa demanda tão heterogênea é necessário que se tenha um atendimento de qualidade, que o destino divulgue seus produtos e serviços de forma clara, objetiva e que seja de fácil entendimento para os mais diversos públicos. Por isso, é de extrema importância que os destinos tenham postos de informação turística para que o cliente e/ou turista possa conhecer e continuar sua viagem sem problemas e com uma gama de informações que vai ajudá-lo a se deslocar mais facilmente conhecendo assim, os lugares do destino. Nesse sentido o trabalho tem o objetivo de entender qual a percepção e/ou opinião do turista em relação à qualidade no atendimento nos postos de informação turística de Natal. Para tanto, utilizou-se um estudo do tipo exploratório-descritivo, tendo como método analítico o qualitativo. A amostra utilizada foi de trinta turistas que visitaram o destino Natal e utilizaram os centros de atendimento ao turista, que são eles: Terminal Rodoviário Lavosier Maia, Aeroporto Augusto Severo e Centro de Turismo, os demais, Centro de Lançamento Barreira do Inferno e Praia Shopping estão desativados não podendo assim aplicar a pesquisa. A maioria dos turistas que utilizaram os boxes de informação turística disse que o atendimento foi de boa qualidade e que tiveram suas necessidades satisfeitas, podendo continuar sua viagem e deslocamento no destino com mais facilidade e com mais informações seguras, mas na percepção dos turistas os postos de informação turística necessitam de melhorias na infraestrutura, no quadro de funcionários, permitindo investimentos e capacitando-os e melhorias no sistema de informação – banco de dados para uso futuro.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof.ª Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto e Prof. Msc. Márcio Marreiro das Chagas.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/594
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAA_Monografias.pdf599,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.