Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/592
Título: Acessibilidade no Turismo
Autor(es): ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite
Palavras-chave: Acessibilidade;Inclusão;Turismo
Data do documento: 2012
Editor: Turismo
Referência: ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite. Acessibilidade no Turismo. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A presente monografia tem por intuito trabalhar um tema extremamente relevante na atualidade e que, por esse motivo, tem sido analisado por diferentes agentes socioeconômicos. A inclusão social das pessoas com necessidades especiais tornou-se preocupação latente no momento em que a sociedade percebeu a necessidade e importância de estudar esta parcela significativa populacional, a qual trabalha, consome e, portanto, gera renda e merece respeito, como qualquer outro cidadão. Uma das necessidades básicas dos seres humanos e que, inclusive é um dos direitos constitucionais, é a de vivenciar momentos de lazer. Frente a isso, cabe aos atores do setor turístico analisar o papel das pessoas portadoras de deficiência, de modo à inseri-los na atividade, fato este que beneficia tanto aos prestadores quanto aos consumidores do produto turístico. A legislação, as regras da ABNT e tudo o mais que torna este conteúdo alicerçado e fortalecido devem ser considerados, de modo a construir um turismo sustentável e inclusivo. A metodologia selecionada para ser aplicada no presente trabalho acadêmico, foi a de cunho social e qualitativa, através de um levantamento bibliográfico, eletrônico e por intermédio de entrevista, posto serem técnicas mais eficientes no caminho desejado, a saber, o de permitir o acesso das pessoas com necessidades especiais às atividades de lazer. Os resultados obtidos inferem que a mudança social é sim possível, desde que os diferentes agentes realmente atentem para a necessidade e importância de tornar a vida social acessível por diferentes tipos de pessoas, para isso, o fim do preconceito, reformas na infraestrutura urbana, no mobiliário, bem como a proposição de atividades diversas adaptadas à prática turística desta população devem ser estudadas e, consequentemente, colocadas em prática.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof. Carlos Humberto Porto e Prof.ª Leilianne Michelle Trindade Da Silva Barreto.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/592
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuditheCLA_Monografias.pdf831,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.