Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/591
Título: Riquezas da vila: as danças populares como um dos fatores de contribuição ao turismo na vila de Ponta Negra/RN
Autor(es): CORTÉS, Jéssica Rafaela Boaventura
Palavras-chave: Turismo;Vila de Ponta Negra;Danças Populares
Data do documento: 2012
Editor: Turismo
Referência: CORTÉS, Jéssica Rafaela Boaventura. Riquezas da vila: as danças populares como um dos fatores de contribuição ao turismo na vila de Ponta Negra/RN. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: As danças populares desde o início dos tempos sempre foram uma representação dos fatores vivenciados por determinado grupo. Assim, convertidos em movimentos corporais, passados de geração em geração para contar e recontar episódios ocorridos em determinadas datas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar através das danças populares da Vila de Ponta Negra, os fatores de contribuição para a atividade turística. Através da identificação das manifestações populares do local, conhecendo as identidades dos grupos, o nível de participação do turismo nas manifestações e propondo sinergias entre o turismo e as danças populares. Para atingir o nosso objetivo principal, foi utilizado o estudo de caso através de uma observação direta, nos momentos de ensaios dos grupos, com a aplicação de questionários semiestruturados ao universo de informantes que inclui Mestres e Brincantes dos grupos de danças populares e a comunidade que reside nas primeiras ruas da Vila. Como resultado da análise dos dados, podemos concluir que as danças apresentam grandes fatores de contribuição ao turismo local. As danças folclóricas contêm em seus traços e movimentos fatos importantes para a história da comunidade, através das crenças e tradições do povo. Povo esse que participou e ainda participa da transformação urbana, imobiliária e cultural do bairro. Os grupos de danças populares estão dispostos a unir a sua cultura, rica em movimentos, juntamente com a atividade turística do bairro. Dessa forma, podendo passar a preservar de uma forma mais segura as suas manifestações, já que o turismo cultural propõem em um dos seus objetivos a preservação e a propagação das manifestações populares.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora Prof. Msc. Márcio Marreiro das Chagas e Prof. Msc. Carlos Humberto Porto.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/591
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaRBC_Monografias.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.