Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/575
Title: Autoavalição da Gespública: Identificando o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Portalegre/RN de acordo com MEGP
Authors: LIMA, Stephanie Ribeiro Costa
Keywords: Gespública;Gestão Pública;Autoavaliação;MEGP;IAGP
Issue Date: 2012
Publisher: Administração
Citation: LIMA, Stephanie Ribeiro Costa. Autoavalição da Gespública: Identificando o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Portalegre/RN de acordo com MEGP. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este estudo se propõe a avaliar o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação e Desporto do município de Portalegre, localizado no Rio Grande do Norte. A secretaria presta serviços de educação e desporto através do atendimento direto das necessidades da comunidade, bem como das escolas de ensino básico e seus profissionais. O estudo tem como contexto a evolução da gestão pública brasileira até os dias atuais e as concepções teóricas e sistemáticas do Modelo de Excelência da Gestão Pública, do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa utilizando como aquisição das informações o Instrumento de Autoavaliação da Gestão Pública, através do qual foram avaliados os critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, e sugeridas ações de melhorias para cada critério especificado. O IAGP avalia a gestão das organizações através da pontuação de seus critérios e do índice de qualidade global apresentado ao final de sua contabilização. No caso da SMED de Portalegre a pontuação final revela uma gestão que necessita de muitas melhorias, pois se encontra em um nível baixo de qualidade. A partir desse resultado as ações sugeridas podem ser implantadas visando à qualidade da gestão e do serviço prestado a população. Conclui-se então analisando a funcionalidade da ferramenta aplicada em um órgão municipal bem como a contribuição da Gespública para o desenvolvimento local.
Description: Participaram da Banca Examinadora o Prof. João Paulo Damásio Sales e o Prof. Msc. Antônio Carlos Ferreira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/575
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
StephanieSRCL_Monografias.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.