Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/552
Título: Análise Da Percepção Ambiental dos Servidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial — Senac/RN
Autor(es): Chaves, Amauri Azevedo
Palavras-chave: Meio Ambiente;Desenvolvimento Sustentável;Percepção Ambiental
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: CHAVES, Amauri Azevedo. Análise da percepção ambiental dos servidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac/RN. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este estudo busca verificar o nível de percepção ambiental que os servidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial — SENAC/RN — têm em relação às ações pró-ambientais que são desenvolvidas pela organização. A pesquisa foi realizada com 60 colaboradores da unidade centro do SENAC/RN, na última semana do mês de novembro de 2012, utilizando-se como instrumento de coleta dos dados um questionário com 23 perguntas do tipo fechadas. Dessa forma, constata-se que com relação ao meio ambiente os servidores demonstraram grande interesse sobre o assunto como, também, conhecimento sobre a temática. A maioria acredita gerar impactos ao meio ambiente diariamente e que pode existir desenvolvimento econômico e social sem a geração dessas agressões ao meio ambiente. Para eles, os responsáveis pelos impactos ambientais são as indústrias, o governo e a sociedade. Já os defensores da natureza são o setor agrícola, a sociedade e o governo. Quase a totalidade dos respondentes da pesquisa, disseram ter participado de algum curso, oficina ou treinamento a respeito do meio ambiente. Mas, cerca de 90%, não têm conhecimento de nenhuma lei ambiental que esteja em vigência. A grande parte acha que há necessidade de saberem a respeito do meio ambiente e mostraram-se bastante interessados em participar de ações pró-ambientais. Mais de 90% alegaram que as ações pró-ambientais que o SENAC/RN desenvolve são muito importantes para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Diante disso, para melhorar a abordagem ambiental por parte do SENAC/RN é necessário à criação de uma política ambiental, implantação de um sistema de gestão ambiental nas suas unidades, incentivar o setor comercial a adotar programas ambientais tais como: redução do consumo de recursos naturais e energia, reutilização de materiais, coleta seletiva para a reciclagem de matérias-primas, entre outros. E, por fim, é aconselhável envolver os colaboradores, de forma voluntária, em atividades tais como: participação nas soluções dos problemas ambientais da organização, caminhadas em parques ecológicos, curso de legislação ambiental para que possam conhecer os seus direitos e deveres enquanto cidadãos, plantio de mudas para a recuperação de áreas degradadas por ação antrópica ou da natureza, entre outras ações.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/552
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDaPercepçãoAmbiental_Chaves_2012911,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.