Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/400
Título: Análise do processo de gestão de estoques: o caso da Arte Telecom
Autor(es): Bueno, Lucas Guillen
Palavras-chave: Processos Logísticos;Gestão de Estoques;Diferencial Competitivo
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: BUENO, Lucas Guillen. Análise do processo de gestão de estoques: o caso da Arte Telecom. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O presente trabalho, desenvolvido na área de logística, realizado na Arte Telecom, constitui um Estudo de Caso, de caráter qualitativo e natureza descritiva, com o objetivo de analisar os processos de gestão de estoques. Para proceder ao levantamento de dados, foram utilizadas técnicas de coleta da observação direta e participante dos processos relacionados ao fluxo de materiais, análises de relatórios internos da empresa e entrevistas informais, desenvolvidas junto aos funcionários que lidam diretamente com o controle de estoque, através de um roteiro de perguntas. Foi concebido um diagnóstico situacional, evidenciando os pontos críticos na entrada/transferência de mercadoria, controle do estoque, inventário físico, ciclo de vida dos produtos e momento de reposição. Logo, as propostas técnicas contemplaram a redefinição dos processos envolvidos nos problemas acima citados, tendo sido utilizado os métodos de previsão de demanda, curva Dente de Serra e curva ABC. Os resultados obtidos apontam para a redução de custos, contribuindo positivamente na qualidade do serviço prestado ao cliente, vindo a ser um diferencial conquistado, diante de níveis mais oportunos de materiais, sem a existência de excessos e/ou faltas, e ainda promovendo a gestão do ciclo de vida dos itens.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/400
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDoProcesso_Bueno_2012.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.