Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/397
Título: A influência do clima organizacional no nível de satisfação dos colaboradores da Ster Bom Indústria e Comércio LTDA
Autor(es): Cabral, Karolinny Karla de Morais Pereira
Palavras-chave: Satisfação dos colaboradores;Clima organizacional;Modelo de Tamayo
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: CABRAL, Karolinny Karla de Morais Pereira. A influência do clima organizacional no nível de satisfação dos colaboradores da Ster Bom Indústria e Comércio LTDA. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este é um trabalho que busca entender o espírito das organizações, que são as pessoas. O foco do trabalho será a qualidade de vida, o ambiente no local de trabalho, o relacionamento interpessoal, enfim o recurso que faz acontecer nas organizações: os recursos humanos. Como tema central será tratado o clima organizacional, buscando a satisfação dos colaboradores e sua realização pessoal e profissional. Num cenário de extrema competitividade, torna-se necessária a busca incessante por uma maior eficiência e eficácia nos processos, por isso a organização deve estar fortalecida em seu ambiente organizacional, consequentemente aos processos sociais que ocorrem dentro dela. O objetivo deste trabalho é avaliar como se apresenta o clima organizacional. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa exploratório e descritivo, realizado sob a ótica dos colaboradores da Ster Bom Ind. e Com. Ltda. Um questionário foi aplicado numa população de 88 funcionários, buscando informações sociais e demográficas para identificação do perfil dos colaboradores. Para avaliação do clima organizacional, segundo o modelo de Tamayo, as questões buscavam variáveis, que confrontadas com o referencial teórico desta pesquisa, geram informações para embasar um diagnóstico do clima, além de sugerir à organização propostas que possam de algum modo ajudar a melhorar e maximizar o quadro já favorável de clima organizacional da empresa.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/397
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciadoClima_Cabral_2012.pdf806,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.