Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/394
Title: Rotinas Trabalhistas: um estudo de caso no controle interno de uma empresa da construção civil da cidade de João Pessoa/PB
Authors: Lima, Micaela Roana de Oliveira Barbosa
Keywords: Departamento Pessoal;Admissão;Demissão
Issue Date: 2012
Publisher: Ciências Contábeis
Citation: LIMA, Micaela Roana de Oliveira Barbosa. Rotinas Trabalhistas: um estudo de caso no controle interno de uma empresa da construção civil da cidade de João Pessoa/PB. 2012. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A presente monografia apresenta um estudo de fácil compreensão sobre os aspectos teóricos e práticos das rotinas trabalhistas, e têm como objetivo descrever e informar sobre as rotinas diárias do setor pessoal, desde a admissão, até a demissão. Algumas dessas rotinas são: Registro de empregado, cálculo de folha de pagamento, férias, décimo terceiro salário, recolhimento de encargos e rescisão contratual. É importante que a prática dessas rotinas sejam realizadas corretamente, adequando à legislação, evitando a ocorrência de erros, falhas operacionais, gastos com ação trabalhistas e de multas pela fiscalização, transmitindo assim, confiança e segurança na relação do trabalho. A monografia apresenta um estudo de pesquisa bibliográfica e empírica, com abordagem quantitativa, pois usa uma técnica de coletar informações e dados. O estudo de caso foi realizado em uma empresa da Construção Civil da cidade de João Pessoa/PB. Os resultados dessa pesquisa apontam que a empresa em estudo realiza de forma inadequada algumas de suas rotinas trabalhistas, deixando de cumprir a legislação trabalhista.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/394
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RotinasTrabalhistas_Lima_2012.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.