Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/391
Title: CONTROLE INTERNO: ferramenta fundamental para a segurança financeira empresarial: um estudo de caso
Authors: TRINDADE, Chirleide De Lima Bezerra da
Keywords: Controle Interno;Segurança Financeira;Estudo de Caso
Issue Date: 2012
Publisher: Ciências Contábeis
Citation: TRINDADE, Chirleide De Lima Bezerra da. CONTROLE INTERNO: ferramenta fundamental para a segurança financeira empresarial: um estudo de caso. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este estudo tem objetivo mostrar o controle interno como uma ferramenta de gestão dentro das empresas e evidência através de estudo de caso em uma empresa sediada em Natal/RN a forma que ela pode ser implantada dentro de uma instituição, além disto, será demonstrado a forma que pode ser acompanhado os resultados produzidos e verificar através de demonstrativos contábeis e financeiros a posição que a empresa se encontra oferecendo uma razoável certeza das ações realizadas pelos seus colaboradores e a proteção ao ativo da instituição. A metodologia utilizada no trabalho é uma pesquisa descritiva que terá forma através de estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica, pois trabalhar com levantamentos de livros e artigos publicados acerca do tema. Falar em controle interno significa pensar em algo voltado ao desenvolvimento de ações a serem tomadas pelo responsável administrativo de um determinado segmento empresarial, com o intuito de aumentar a probabilidade de que as metas estabelecidas por essa empresa sejam eficazmente atingidas, uma vez que se trata de um instrumento que influencia diretamente na consecução dos objetivos empresariais. O sistema de controle interno pode ser implantado em diversos setores de uma empresa como o setor de estoque, de contas a pagar, do imobilizado, da tesouraria como responsável pelo financeiro da empresa, de compras e de contas a pagar, porém será dado ênfase neste estudo ao setor financeiro. O controle interno é um instrumento gerencial, que funciona através de sistemas informatizados e de técnicas administrativas sempre pautadas no desenvolvimento dos processos exatamente como foram planejados. Para que tais metas sejam alcançadas, faz-se imprescindível definir um sistema operacional que contenha um processo de transformação, responsável – primordialmente – na conversão de recursos em saídas especificadas, mediante ajustes que propiciem o alcance dos resultados pretendidos. Isso se dá através da implantação de um sistema de controle interno eficiente, eficaz e com economia de recursos.
Description: Participantes da Banca Examinadora: Prof. Dr. Alexandro Barbosa e Prof. Msc. João Maria Montenegro Ribeiro.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/391
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.