Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/385
Título: Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN
Autor(es): Soares, Clarissa Alves
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Influência;Decisão de compra;Geração Z;Telefonia móvel
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: SOARES, Clarissa Alves. Comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel: um estudo exploratório com jovens da geração Z em Natal/RN. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O presente trabalho procurou compreender o comportamento de consumo e decisão de compra de telefonia móvel dos jovens da Geração Z em Natal/RN. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa com onze jovens de 14 a 21 anos, através da técnica de entrevista de profundidade, comporta por quinze questões abertas e semiestruturadas. Nos resultados foi possível verificar que a razão principal para comprar um celular, considerada pelos entrevistados, é a comunicação de forma geral, eles querem estar disponíveis para contatar os amigos e seus pais. Já quanto ao processo de decisão de compra: no reconhecimento das necessidades, a maioria diz que querem um celular porque todos têm; na busca de informações, os amigos são a principal fonte; na avaliação das informações pesquisadas, eles consideram, para escolha, os aplicativos que o celular possui; e no momento de decisão de compra, o que mais influencia é a aparência do celular, o preço e os aplicativos do aparelho. Os resultados em relação aos fatores influenciadores do processo de decisão de compra do celular foram: a aprendizagem, obtida no uso de outros telefones, ajuda esses jovens a escolher seu novo celular, através da boa experiência e prática adquiridas; eles são motivados pela mobilidade; quase todos percebem mais as informações sobre celular a sua volta; a atitude sobre o celular é favorável, visto que eles querem logo comprá-lo; em relação à personalidade, quase todos consideram as suas características pessoais quando compram um celular; os valores empregados no celular são quanto aos aplicativos que o telefone móvel possui, como internet, câmera e reprodutor de música; a família influencia na escolha do celular apenas quanto ao preço; grupo de amigos é o principal influenciador desses jovens; e a classe social influencia na faixa de preço do celular.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/385
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComportamentoDeConsumo_Soares_2012.pdf696,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.