Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/382
Título: Plano de negócios para implantação de um restaurante de comida regional na cidade de Parnamirim
Autor(es): Santos, Ana Glória Leite dos
Palavras-chave: Plano de negócios;Restaurante;D’Nana;Viabilidade
Data do documento: 2012
Editor: Administração
Referência: SANTOS, Ana Glória Leite dos. Plano de negócios para implantação de um restaurante de comida regional na cidade de Parnamirim. 2012. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A elaboração de um plano de negocio é o ponto de partida para a criação de um empreendimento, nele são documentados todas as etapas desde a pesquisa de campo contendo todos os dados do setor em que deseja atuar até o resultado da viabilidade financeira. Dados como o ramo que pretende seguir, o publico que pretende chegar, os planejamentos de como obter informações sobre o mercado, as estratégias e forma de atuar, a elaboração do produto e/ou serviço e a disponibilidade do que vai investir. Este trabalho tem o objetivo de verificar a viabilidade econômica financeira da implantação de um restaurante na cidade de Parnamirim. Foi desenvolvida através das análises das dimensões administrativa, mercadológica, operacional, ambiental e financeira. Primeiramente o levantamento da base legal que mostra o que é necessário para a implantação de um empreendimento através da base legal direcionada ao campo que pretende seguir. A dimensão administrativa relatada a formação organizacional da empresa, o organograma definindo suas funções, a missão e visão do restaurante nomeado D’Nana e suas estratégias operacionais. Na dimensão mercadológica foi feito uma abordagem a sessenta pessoas no centro de Parnamirim para saber as opiniões em diversos pontos. A maioria do publico é do sexo feminino com idade entre dezoito e vinte e cinco anos, dispostos a gastar de onze a vinte reais por refeição, freqüentando em media três vezes por semana, optando pela preferência dos alimentos como feijão verde e arroz refogado ficaram entre os mais preferidos e o grau de importância dos itens existentes em um restaurante tendo a higiene em primeiro lugar, o preço em segundo e a qualidade do produto e serviço em terceiro. A dimensão operacional relata do processo produtivo, da aquisição dos insumos ao seu produto final, tendo o tempo do preparo dos alimentos, o horário de serviço dos funcionários, a definição do layout do restaurante com um amplo salão para as refeições e a relação de maquinas, equipamentos, move e utensílios a serem requisitados. A análise ambiental fala do da importância do conhecimento da legislação ambiental, a implantação da coleta seletiva do lixo, a medida de combater o desperdício como adotar uma entidade filantrópica e manter o padrão de higiene previsto pela vigilância sanitária. Na dimensão financeira, o levantamento dos dados financeiros demonstra que o restaurante é financeiramente viável, tendo uma taxa interna de retorno equivalente a 25%.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/382
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanodeNegocios_Santos_2012.pdf840,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.