Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/364
Título: Acessibilidade em bibliotecas universitárias: o caso potiguar
Autor(es): Ramalho, Vanusia Hipólito
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias - Acessibilidade;Usuários com Necessidades Educacionais Especiais;Desenho Universal;Tecnologias Assistivas
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: RAMALHO, Vanusia Hipólito. Acessibilidade em bibliotecas universitárias: o caso potiguar. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Aborda a temática Acessibilidade em Bibliotecas Universtitárias de Natal/RN. Tem como objetivo geral identificar as ações acessíveis promovidas pelas gestoras das Bibliotecas Universitárias investigadas. A justificativa deste estudo, intenciona conhecer as ações acessíveis, desenvolvidas pelas suas gestoras nas Bibliotecas Universitárias pesquisadas. Elenca os objetivos específicos, procurando detectar os tipos de deficiências dos usuários atendidos em Bibliotecas Universitárias. Reconhece as barreiras internas e externas a esses tipos de bibliotecas. Identifica as Tecnologias Assistivas disponibilizadas por essas bibliotecas para as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), bem como as dificuldades das gestoras para promover a acessibilidade nessas bibliotecas. Expõe a utilização do termo acessibilidade, visando a sua evolução por décadas. Conceitua acessibilidade, destacando as suas tipologias. Elenca os aspectos legais que garantem acessibilidade. Aborda as questões do Desenho Universal e das Tecnologias Assistivas imprescindíveis na promoção de ambientes acessíveis a todos. Apresenta Como metodologia a pesquisa bibliográfica em suportes impressos e eletrônicos. Utiliza o estudo de caso exploratório realizado em quatro Instituições de Ensino Superior (IES), no espaço das suas respectivas Bibliotecas Universitárias. Por fim, aponta que a acessibilidade nas Bibliotecas Universitárias ainda se apresenta de forma incipiente onde são encontradas diversas barreiras dentre as quais destacam-se as arquitetônicas e atitudinais.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/364
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AcessibilidadeEmBibliotecas_Ramalho_2012.pdf943,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.