Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/362
Título: Tratamento técnico de materiais de informação na biblioteca da Escola de Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: considerações sobre o acervo de vinil
Autor(es): Silva, José Alcir de Medeiros Moreira da
Palavras-chave: Biblioteca Especializada;Organização e Tratamento Informacional;Recuperação da Informação
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, José Alcir De Medeiros Moreira da. Tratamento técnico de materiais de informação na biblioteca da Escola de Musica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: considerações sobre o acervo de vinil. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Esta monografia apresenta algumas considerações sobre o tratamento técnico dado aos discos de vinil, que são materiais de grande valor histórico, para sociedade, que tem o intuito de preservar a história da música. Com isso, o homem sempre se preocupou em registrar suas informações em suportes que variam conforme evolui a sociedade. A biblioteca neste contexto se constitui como uma instituição que tem se dedicado a preservar estes suportes e disseminar a informação contida neles. As bibliotecas especializadas se apresentam como espaços privilegiados de organização, tratamento e disseminação de informação técnica. Este trabalho dedica-se a analisar a questão das bibliotecas especializadas em música. Visa como objetivo geral analisar o tratamento técnico dispensado ao acervo da Biblioteca Setorial de Música Pe. Jaime Diniz, integrante da Escola de Música (EMUFRN) enfocando-se o caso do vinil. Para isso o trabalho visa como objetivo específico a caracterizar a evolução da sociedade abordando a evolução da escrita até a era da informação; caracterizar e apontar os objetivos de bibliotecas especializadas; aborda a história da Biblioteca Setorial de Música Pe. Jaime Diniz, integrante da Escola de Música (EMUFRN). Descreve quais são os serviços e forma de funcionamento bem como é tratado o acervo da referida biblioteca e sua disponibilização para o usuário. Apresenta um breve histórico sobre o surgimento do disco de vinil no Brasil e no mundo e suas tipologias de formatos de gravação sonora em diferentes suportes. A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica com uso de literatura especializada no assunto bem como visitas in locco a fim de coletar dados a respeito do tema abordado. Conclui-se que os acervos especializados em música são de fundamental importância para a sociedade, pois permitem que os registros sonoros possam ser preservados para o futuro.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/362
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TratamentoTecnico_Silva_2012.pdf408,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.