Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/361
Título: As competências e habilidades digitais do bibliotecário: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFRN
Autor(es): Araújo, Helder Cunha Balbino de
Palavras-chave: Bibliotecas;Tecnologia da Informação;Informação digital;Inclusão digital;Competências do Bibliotecário
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: ARAÚJO, Helder Cunha Balbino de. As competências e habilidades digitais do bibliotecário: um estudo de caso na Biblioteca Central da UFRN. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Analisa as competências e habilidades digitais do bibliotecário na sociedade atual e na Sociedade pós-industrial na qual o conhecimento gerado pela informação abre caminhos e formas para criação de produtos e serviços. Descreve a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação interferem nos processos de transmissão de conteúdos informacionais. Expõe o conceito de inclusão digital e como esta se utiliza da tecnologia para promover melhores condições de vida à sociedade. Ressalta que no Brasil, programas de inclusão digital são postos em prática para diminuir as diferenças sociais. Enfatiza que o processo de inclusão digital nas bibliotecas brasileiras precisa se adaptar a metodologias educacionais mais eficientes para que os usuários obtenham resultados satisfatórios na recuperação da informação digital. Ressalta que os avanços tecnológicos e o mercado competitivo exigem transformações dos profissionais da informação e que as competências e habilidades destes profissionais estão diretamente relacionadas ao processo de inclusão digital. Descreve um estudo de caso na Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e utiliza como metodologia uma pesquisa bibliográfica e eletrônica, assim como a aplicação de um questionário para colher dados e compará-los com o referencial teórico que foi elaborado. Conclui que os objetivos da pesquisa foram alcançados, visto que os bibliotecários da Biblioteca Central Zila Mamede demonstram competência e habilidade em lidar com as Tecnologias da Informação e Comunicação, unidas as práticas de inclusão digital.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/361
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompetenciasEHabilidades_Araujo_2012493,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.