Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/360
Title: Representação descritiva na contemporaneidade: o caso dos requisitos funcionais para registros bibliográficos (FRBR) e da recursos: descrição e acesso (RDA)
Authors: SILVA, Diego Maradona Souza da
Keywords: Representação Descritiva da Informação;Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos;Recursos, Descrição e Acesso
Issue Date: 2012
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Diego Maradona Souza da. Representação descritiva na contemporaneidade: o caso dos requisitos funcionais para registros bibliográficos (FRBR) e da recursos: descrição e acesso (RDA). 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O impacto que o excesso de informação presente na atual sociedade da informação cria necessidades de melhor desenvolver estratégias que garantam uma organização, tratamento e disseminação da informação. Nesse sentido, a organização da informação e sua representação torna-se uma estratégia que visa sua melhor difusão. Diante disso o presente trabalho visa traçar um panorama da evolução da Catalogação desde os tempos remotos até a atualidade com vistas a apontar novas tendências no tratamento descritivo da informação. Especificamente consiste em caracterizar e identificar as práticas da Representação da Informação enfatizando a Representação Descritiva da Informação; Apresentar um breve histórico da catalogação no intuito de revelar o surgimento e evolução do catálogo; Analisar o conceito e tipologias do catálogo como instrumento de representação da informação. Descrever o modelo conceitual dos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos – FRBR; Apresentar de forma sucinta o novo formato de catalogação denominado Recursos: Descrição e Acesso - RDA bem como apontar possíveis mudanças e vantagens trazidas para os usuários, instituições e profissionais da informação. A metodologia aplicada consistiu em pesquisa bibliográfica e eletrônica relevante ao tema proposto. Para tanto, foram utilizadas fontes de informação convencionais bem como a pesquisa eletrônica, a qual forneceu maior subsídio informacional a esta monografia. As principais fontes informacionais no meio digital foram: os mecanismos de busca, os catálogos de bibliotecas nacionais e internacionais, sites, base de dados, portais de informação e outros. Ao final considera-se que existe uma necessidade de evolução dos padrões de tratamento da informação e que os novos padrões e formatos precisam estar contextualizados às necessidades da sociedade atual.
Description: Profª Msc. Jacqueline Aparecida de Souza e Profª Esp. Eponina Eilde da Silva Pereira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/360
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiegoMSS_Monografia.pdf795.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.