Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/356
Título: Análise da relação leitura-lazer no contexto do estudante de Biblioteconomia da UFRN
Autor(es): Santos, José Edinaldo dos
Palavras-chave: Prática de Leitura;Leitura e Lazer;Leitura-lazer e o estudante de Biblioteconomia
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: SANTOS, José Edinaldo dos. Análise da relação leitura-lazer no contexto do estudante de Biblioteconomia da UFRN. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A presente monografia aborda a importância da prática da leitura na vida do individuo pensante, trazendo conceitos e realidades da referida temática. Aponta a leitura como uma atividade necessária ao desenvolvimento intelectual e emocional, ressaltando a sua boa pratica como ato prazeroso em paralelo a outras atividades de lazer. Apresenta a questão da leitura no ensino superior, bem como o nível de leitura dos estudantes universitários, evidenciando falhas nesse processo essencial e vislumbrando expectativas de mudança. Objetiva trazer ao conhecimento geral da categoria a real situação do estudante de Biblioteconomia no contexto da leitura como atividade comum, constatando a necessidade, desde a educação básica, da atuação do profissional da informação junto às instituições de ensino fazendo a mediação entre leitura e leitor, sendo agente incentivador e promotor do gosto pela leitura. Investiga dentro do universo acadêmico através de pesquisa quantitativo-qualitativa as atividades cotidianas de lazer exercidas pelo estudante de Biblioteconomia, buscando elucidar em que patamar se coloca a leitura neste âmbito, se existe tal prática, investiga também, se há pratica incentivadora por parte da família, que tipo de leitura é mais comum entre eles, através de questionário aplicado na web. Apresenta como resultado um baixo nível de retorno nas questões aplicadas, todavia, um razoável nível de consciência nos dados repassados, quanto à prática da leitura. Conclui enfatizando a indispensável presença da leitura no contexto educacional e social, visando ampliar horizontes e melhorar a capacidade de geração de conhecimento a partir de conhecimento.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/356
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDaRelacao_Santos_2012.pdf779,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.