Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/342
Title: O bibliotecário e o desafio da liderança na Gestão de Pessoas na era da sustentabilidade
Authors: MEDEIROS, Malkene Wytiza Freire de
Keywords: Bibliotecas – Administração de pessoal;Liderança;Sustentabilidade
Issue Date: 2012
Publisher: Biblioteconomia
Citation: MEDEIROS, Malkene Wytiza Freire de. O bibliotecário e o desafio da liderança na Gestão de Pessoas na era da sustentabilidade. 2012. 41 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, UFRN, Natal, 2012.
Abstract: Aborda o valor da gestão. Apresenta o início dos recursos humanos no Brasil rumo à gestão de pessoas. Ressalta a seriedade da gestão de pessoas nas instituições. Analisa a importância da liderança frente as equipes de trabalho e o processo de transformação dos tipos de liderança na era da informação. Descreve o progresso do profissional da informação com o advento das novas tecnologias e a necessidade de se manter atualizado frente ao domínio das mesmas. Explica a relevância do bibliotecário em unidades de informação e o domínio técnico desse profissional que quando aliada as novas tecnologias, prevalece uma qualidade superior na organização das informações. Ressalta a importância da sustentabilidade nas unidades de informação. Enfoca a iniciativa do bibliotecário em adotar práticas sustentáveis na organização para contribuir com a preservação do meio ambiente. Comenta o papel do bibliotecário como disseminador de práticas voltadas a preservação da natureza. Enaltece a política dos 3 'Rs' para propagar a economia de fontes esgotáveis do meio ambiente. Objetiva mostrar o quanto é importante à relação do profissional da informação com aspectos diversos do cotidiano. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas em diversos suportes informacionais desde livros aos suportes eletrônicos. Conclui que o bibliotecário engloba responsabilidades diversas que além de dominar técnicas trabalhistas, seu papel na sociedade abrange uma dimensão de mediador da informação e agente conscientizador da sociedade.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Mônica Marques de Carvalho(DECIN) e Jacqueline Aparecida de Souza (DECIN).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/342
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MalkeneWFM_Monografia.pdfTexto completo5.6 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons