Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/341
Título: Percepção da necessidade da criação de um periódico eletrônico científico vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFRN
Autor(es): Silva, Heverton Thiago Luiz da
Palavras-chave: Periódico Científico;Comunicação Científica;Acesso livre a informação;Revista especializada
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, Heverton Thiago Luiz da. Percepção da necessidade da criação de um periódico eletrônico científico vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da UFRN. 2012. 68 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, UFRN, Natal, 2012.
Abstract: A monografia Trata do periódico científico eletrônico, apresentando conceitos, funções e evolução. Destaca sua importância para o cumprimento da missão da comunicação científica. Objetiva, de modo geral, analisar se docentes e discentes percebem a necessidade de se criar uma revista eletrônica especializada em Ciência da Informação/Biblioteconomia vinculada ao Departamento de Ciência da Informação (DECIN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De modo específico, objetiva: a) caracterizar os periódicos científicos eletrônicos on-line no processo da comunicação científica; b) caracterizar os principais periódicos eletrônicos brasileiros na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação; e c) identificar a quantidade e qualidade das produções científicas do Curso de Biblioteconomia da UFRN. Ressalta o importante papel que a comunicação científica exerce em sua comunidade, explanando sua tipologia e características. Enfatiza o impacto da invenção da imprensa na explosão bibliográfica e no término do monópolio da informação. Discorre sobre o movimento nomeado como “Acesso Livre a informação”. Utiliza como metodologia uma pesquisa de abordagem descritiva e emprega o questionário como instrumento de coleta de dados para obtenção dos resultados. Constata a existência da necessidade da criação de um periódico científico eletrônico junto ao DECIN, tanto por parte do corpo docente como também dos discentes do Curso de Biblioteconomia. Conclui que o periódico científico será bem aceito pela comunidade de Biblioteconomia e grande expectativa para sua chegada.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/341
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepcaoDaNecessidade_Silva_2012.pdfTexto completo2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons