Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/340
Título: Condições de conforto ambiental para usuários: estudo de caso na BCZM/UFRN
Autor(es): Fonseca Júnior, Luís Cavalcante
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias;Ergonomia Ambiental;Conforto Ambiental;Biblioteca Central Zila Mamede
Data do documento: 2012
Editor: Biblioteconomia
Referência: FONSECA JÚNIOR, Luís Cavalcante. Condições de conforto ambiental para usuários: estudo de caso na BCZM/UFRN. 2012. 84 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, UFRN, Natal, 2012.
Abstract: Considera que as instalações físicas de uma biblioteca devem proporcionar às pessoas um ambiente confortável para o desenvolvimento de suas atividades, bem como oferecer condições favoráveis à preservação do acervo. Neste sentido, objetiva analisar as condições de conforto térmico, acústico e lumínico da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da percepção dos usuários e da gestora, além de identificar os valores térmicos, acústicos e lumínicos da referida unidade de informação. Aborda as características, a importância, os usuários, os profissionais da informação da Biblioteca Universitária. Informa que a ergonomia ambiental busca propor um ambiente agradável aos usuários, harmonicamente organizado e bem planejado, procurando a interação dos seres humanos (usuários) com os sistemas (bibliotecas). Caracteriza os condicionantes ambientais: térmico, lumínico e acústico. Analisa os dados coletados no questionário realizado com os usuários, na entrevista com a Gestora da BCZM e no estudo empírico com as medições dos condicionantes pesquisados revelam que há conforto lumínico e não há conforto térmico nem conforto acústico. Assim, conclui que não existe conforto ambiental na BCZM, com algumas ressalvas. Finaliza sugerindo melhorias para o conforto ambiental na Biblioteca Central Zila Mamede e considerando a importância do bibliotecário no contexto da pesquisa em questão.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora as professoras Eliane Ferreira da Silva(DECIN) e Joeldes Matias Damasceno (UNP).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/340
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CondicoesDeConforto_FonsecaJunior_2012.pdfTexto completo1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons