Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/313
Título: Dimensões da qualidade de vida: um enfoque na prevenção e promoção à saúde da pessoa idosa
Autor(es): ALVES, Kamila Fernandes
Palavras-chave: Idoso;Qualidade de vida;Assistência Privada à Saúde
Data do documento: 27-Jun-2012
Editor: Serviço Social
Referência: ALVES, Kamila Fernandes. Dimensões da qualidade de vida: um enfoque na prevenção e promoção à saúde da pessoa idosa. 2012. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Diante do contexto de preocupações com as previsões de prolongamento de idade, a promoção à saúde e as dimensões da qualidade de vida ganham concretude, diante dos estudos que trabalham e discutem as problemáticas que interferem na saúde do idoso brasileiro. Com estimativas do crescente número de idosos no Brasil, tem-se a necessidade de avaliar as políticas e as iniciativas de ações que melhorem a qualidade de vida do idoso. Nessa direção, o presente estudo objetivou analisar, a partir da percepção dos usuários, o Programa de atenção a saúde e qualidade de vida “De Bem Com a Vida”, desenvolvido pela Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte - CAURN, plano privado de assistência à saúde na modalidade de autogestão do Estado do Rio Grande do Norte. O Programa de Bem com a vida atende servidores federais associados ao plano, com mais de cinquenta anos e que tenham hipertensão ou diabetes. A investigação aqui apresentada é de cunho qualitativo, fundada em uma perspectiva crítica reflexiva, e teve, como procedimentos metodológicos, além da pesquisa documental e bibliográfica, a realização de entrevistas semi-estruturadas. Como resultados principais foram evidenciados a ideia da qualidade de vida em suas múltiplas dimensões, bem como a dicotomia da prestação de serviços dos planos privados e a universalização do direito à saúde.
Descrição: Profª Dra. Maria Dalva Costa Horácio e Milena Maia de Figueredo, assistente social.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/313
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KamilaFA_Monografia.pdf785,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.