Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/310
Título: População em situação de rua: uma análise da implementação da política nacional de assistência social no âmbito do centro pop – Natal/RN
Autor(es): SILVA, Janaina Amorim de Melo
Palavras-chave: Centro Pop;População em Situação de Rua;Política Nacional de Assistência Social
Data do documento: 27-Jun-2012
Editor: Serviço Social
Referência: SILVA, Janaina Amorim de Melo. População em situação de rua: uma análise da implementação da política nacional de assistência social no âmbito do centro pop – Natal/RN. 2012. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O presente trabalho monográfico discute a problemática da população em situação de rua, bem como a implementação da Política Nacional de Assistência Social/2004 no âmbito do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – CENTRO POP Natal/RN. O estudo explana e analisa os determinantes sócio-histórico desse segmento social decorrente das desigualdades sociais que tem sua raiz histórica na questão social; a partir de uma perspectiva de totalidade por meio do método crítico-dialético. Resulta de pesquisa teórica a partir de uma análise quali-quantitativa. Analisamos 12 prontuários de usuários do serviço por meio de amostra aleatória no período de 01 de janeiro de 2011 à 31 de dezembro de 2011. Deste modo, a partir dos dados coletados construímos o perfil das pessoas que encontram-se em situação de rua e são usuários do serviço socioassistencial, por gênero, faixa etária, escolaridade, uso e/ou dependência de álcool e outras drogas, números de filhos, dentre outros. O estudo faz uma análise sobre o fazer profissional dos assistentes sociais e o trabalho do CENTRO POP – Natal/RN frente aos sujeitos que encontram-se em situação de rua. Objetiva evidenciar determinantes desta expressão da questão social e as respostas dadas pela PNAS/2004 às demandas geridas pela sociabilidade capitalista.
Descrição: Profª Tássia Rejane Monte dos Santos e Mônica Maria de Oliveira Fonseca, assistente social.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/310
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanaínaAMS_Monografia.pdf794,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.