Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/309
Title: Paciente renal crônico do HUOL e o serviço social: Uma análise a partir dos parâmetros da política de humanização do SUS
Authors: OLIVEIRA, Jailma de Lima
Keywords: Paciente Renal Crônico;HUOL;Política de Humanização;Serviço Social
Issue Date: 26-Jun-2012
Publisher: Serviço Social
Citation: OLIVEIRA, Jailma de Lima. Paciente renal crônico do HUOL e o serviço social: Uma análise a partir dos parâmetros da política de humanização do SUS. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A doença renal crônica requer acompanhamento antes, durante e depois do transplante, e por ser o transplante renal uma alternativa de tratamento que proporciona uma melhor condição de vida ao paciente, e não a cura, gera a necessidade do usuário retornar muitas vezes ao hospital para dar continuidade ao tratamento, estando dessa forma sempre necessitando dos serviços de saúde. O objetivo desse trabalho é fazer uma análise sobre como vive o Paciente com Insuficiência Renal Crônica, a partir de minhas observações durante o período de um ano de estágio no ambulatório de transplante renal do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL, tendo como parâmetros a Política de Humanização do SUS, além disso, verificar como o serviço social se insere nessa realidade e como o usuário percebe os serviços de saúde pública à partir dessa experiência vivida. A ideia é compreender como a pessoa com IRC acessa os serviços de saúde, como se dá seu cotidiano na luta pela vida e como se desdobram as ações nos serviços ide saúde no atendimento a estes. Para subsidiar minha análise utilizei-me de observação participante durante o período de um ano de estágio curricular no hospital durante o ano de 2011, de entrevista aberta com dez pacientes renais e com o profissional assistente social do Programa de transplante Renal do hospital, de levantamento de dados documentais no Hospital/Setor de Transplante, assim como, de revisão bibliográfica a respeito desta temática. O Programa de Transplante Renal do HUOL é um programa de referência no Estado, que procura oferecer todo o tratamento necessário ao doente renal, tendo como base a política de humanização, o que faz com que os usuários avaliem de forma positiva os serviços oferecidos pelo SUS à partir da experiência vivenciada no hospital. No entanto, quando se referem aos serviços públicos de saúde oferecidos pelo SUS de forma mais ampla, as respostas dos usuários foram menos satisfatórias, e com muitas queixas mostrando que apesar da reestruturação a qual vem passando o SUS, o usuário ainda enfrenta muitas dificuldades para ter garantido seu direito à saúde de fato.
Description: Prof. Drª Antoinette Brito Madureira e Brenda Lee G. A. Lima, assistente social.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/309
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JailmaLO_Monografia.pdf535.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.