Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/301
Title: "Começaria tudo outra vez se preciso fosse": projeto ético-político do serviço social e organização política da categoria 30 anos depois.
Authors: CHAGAS, Bárbara da Rocha Figueiredo
Keywords: Serviço Social
Issue Date: 2-Jul-2012
Publisher: Serviço Social
Citation: CHAGAS, Bárbara da Rocha Figueiredo. "Começaria tudo outra vez se preciso fosse": projeto ético-político do serviço social e organização política da categoria 30 anos depois. 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Os anos finais do regime militar brasileiro foram marcados por inúmeras lutas em todo o país. A classe trabalhadora entrou em cena, por direitos econômicos e políticos, e protagonizou a formação de uma nova conjuntura social. É nesse período que o Serviço Social gesta um projeto profissional conectado com os interesses estratégicos da classe a que pertence. A construção desse projeto articulou sujeitos organizados da categoria com demais lutas e movimentos sociais, demonstrando a necessidade da organização coletiva. Passados mais de trinta anos, com todos os desafios atuais, permanecem como necessária a defesa do projeto profissional e da organização da categoria e da classe trabalhadora. Este trabalho busca entender historicamente o sentido da organização política dos assistentes sociais, a partir de uma visão crítica da sociedade capitalista, entendendo os assistentes sociais como partícipes da luta concreta pela construção de uma sociedade sem exploração e opressão, sobretudo em tempos de aprofundamento da barbárie social.
Description: Profª. Dra. Andréa Lima da Silva e Profª. Dra. Maria Regina de Ávila Moreira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/301
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarbaraRFC_Monografia.pdf158.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.