Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/300
Title: A relação entre a monoparentalidade e a violência doméstica contra crianças e adolescentes no âmbito do programa SOS Criança em Natal/RN
Authors: LINHARES, Luciana de Medeiros
Keywords: Família Monoparental;Violência;Direitos e Criança e Adolescente
Issue Date: 27-Jun-2012
Publisher: Serviço Social
Citation: LINHARES, Luciana de Medeiros. A relação entre a monoparentalidade e a violência doméstica contra crianças e adolescentes no âmbito do programa SOS Criança em Natal/RN. 2012. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo a análise da relação entre a violência doméstica contra a criança e ao adolescente, e a monoparentalidade, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, tal no programa SOS Criança. A violência doméstica contra esses sujeitos tem como principais agentes violadores os pais ou familiares, que ao praticarem essa ação violam os direitos dos mesmos, os quais são sujeitos de direitos e cidadãos. Ainda mais, assinalado no Estatuto da Criança e do Adolescente como sujeito em condição peculiar de desenvolvimento, resguardando a população infanto-juvenil de todas as formas de violência que constituem violação de seus direitos, esses qualificados de proteção especial. Quanto ao desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método através da análise quali-quantitativa, ou seja, a patir dos dados retirados do campo de pesquisa. Os dados referidos são constituídos nas planilhas de informações acerca de denúncias contra atos de violência à população infantil e juvenil, através da população próxima à família que profere a violência, que direcionam a denúncia ao órgão competente. Portanto, a pesquisa apresentou a análise dessa situação no contexto da família monoparental, que traz a sua composição as expressões da questão social presente no cotidiano desta e da sociedade, no que concerne à violência e a violação dos direitos dos sujeitos, inclusive das crianças e dos adolescentes, qualificados como sujeitos mais propensos a essa atitude.
Description: Profª. Dra. Maria Célia Correia Nicolau e Profª Msc. Mônica Maria Calixto de Farias Alves.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/300
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LucianaML_Monografia.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.