Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/298
Title: Enquanto a sociedade dorme eternamente em berço esplêndido, a juventude brasileira se queda à margem plácida: uma análise da efetividade da medida sócio-educativa na ótica dos profissionais do CEDUC Pitimbú
Authors: COSTA, Analice Barreto de Moura
Keywords: Efetividade da medida socioeducativa;Dimensão política dos espaços sociocupacionais;Serviço Social
Issue Date: 2-Jul-2012
Publisher: Serviço Social
Citation: COSTA, Analice Barreto de Moura. Enquanto a sociedade dorme eternamente em berço esplêndido, a juventude brasileira se queda à margem plácida: uma análise da efetividade da medida sócio-educativa na ótica dos profissionais do CEDUC Pitimbú. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso possui como objeto de estudo avaliar a efetividade da medida socioeducativa, no âmbito do Centro Educacional Pitimbúlocalizado em Natal (RN), responsável por fazer cumprir a medida de internamento. Destarte, o debate possui como pontos referenciais básicos o histórico das políticas voltadas para criança e adolescente, a problematização da visão dos profissionais inseridos nessa instituição sobre a medida, e, a reflexão da prática e importância do Serviço Social nesse contexto. Foi utilizado, portanto, a apropriação de aporte teórico, articulado com a pesquisa de campo. O instrumental para a coleta de dados empíricos, se materializou por meio de entrevistas semi-estruturadas, objetivando delimitar a existência da eficácia da socioeducação das medidas, a partir das perscrutações da visão dos profissionais inseridos nesse campo laboral. Diante desse contexto, os resultados possibilitaram identificar a não efetivação da medida socioeducativa, por diversas e complexas limitações, passando pela estrutura física imprópria, descaso por parte do Estado e sociedade civil e precariedade da compreensão da dimensão política dos profissionais sobre o espaço ocupado dentro da instituição. Inserido nesse cenário, o Serviço Social se depara com as dificuldades do cotidiano, que quando não encaradas com as balizas do Projeto Ético Político da profissão e as normativas legais, podem desaguar numa postura fatalista no Serviço Social e barreiras terminais para a ação socioeducativa.
Description: Profª. Dra. Maria Regina de Ávila Moreira e Profª Tássia Rejane Monte dos Santos.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/298
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliceBMC_Monografia.pdf572.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.