Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/296
Title: A usina Vale Verde: A expansão dos capitais, o processo produtivo e sua integração socioeconômica no município de Baía Formosa/ RN
Authors: SILVA, Adriana Elias da
Keywords: Acumulação de Riqueza;Desigualdade Social;Agroindústria Canavieira;Usina Vale Verde
Issue Date: 27-Jun-2012
Publisher: Serviço Social
Citation: SILVA, Adriana Elias da. A usina Vale Verde: A expansão dos capitais, o processo produtivo e sua integração socioeconômica no município de Baía Formosa/ RN. 2012. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Esse trabalho apresenta um estudo que busca compreender os mecanismos produtivos e de acumulação de riqueza realizados pela Usina Vale Verde, localizada no município de Baía Formosa/ RN, e a sua participação no quadro socioeconômico do município. Particulariza-se essa acumulação de riqueza através do agronegócio da cana de açúcar; identificando os aspectos sócio-históricos da usina Vale Verde. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método escolhido foi o dialético, utilizando-se da abordagem quanti-qualitativa. O desenrolar do estudo se efetivou em dois momentos articulados. No primeiro deles, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em relação aos temas: economia de mercado, seu processo produtivo e os seus mecanismos de acumulação de riqueza. Destacamos o conceito da acumulação primitiva, mostrando como ela se configurou e, por último, trabalhamos a economia de mercado na reprodução do capital na agroindústria canavieira, particularizando o Brasil; abordamos a temática da restruturação na produção agrícola no agronegócio da cana de açúcar, buscando caracterizar os novos (re)arranjos socioespaciais para sua multiplicação e, em seguida, falamos das particularidades sócio-históricas do agronegócio da cana de açúcar no município de Baía Formosa/ RN, enfocando os processos vivenciados pela Usina Vale Verde, do Grupo Farias. Na tentativa de alcançar respostas mais precisas para o tema, em um segundo momento, fez-se uma visita à cidade de Baía Formosa/ RN e à usina em questão, utilizando como um dos métodos de coleta de dados a observação direta e o próprio caderno de campo como material empiríco, sendo realizada uma entrevista semi-estruturada na Usina Vale Verde. Portanto, a pesquisa partiu do princípio de mostrar os mecanismos de reprodução de riqueza da Usina Vale Verde e a sua participação no quadro socioeconômico do município de Baía Formosa/ RN, mostrando, ainda, a organização da burguesia rural, na tentativa de articular as contradições particulares da reprodução da desigualdade social, a partir de seus pólos antagônicos.
Description: Profª Drª Maria Regina de Ávila Moreira e Profª Drª Severina Garcia
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/296
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdianaES_Monografia.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.