Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/292
Título: Um estudo acerca da divulgação das informações dos sistemas de remuneração nos relatórios financeiros/ contábeis
Autor(es): ARAÚJO, Lília Dantas de
Palavras-chave: Governança Corporativa;Remuneração dos executivos;Evidenciação
Data do documento: 5-Jul-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: ARAÚJO, Lília Dantas de. Um estudo acerca da divulgação das informações dos sistemas de remuneração nos relatórios financeiros/ contábeis. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A política de remuneração dos executivos tem ganhado expressão diante da evolução das práticas de Governança Corporativa. Muitas empresas buscam aprimorar processos internos em prol da prestação de contas com qualidade e transparência na gestão. A literatura da Governança Corporativa é bastante vasta e conta com apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e BM&FBovespa ampliando discussões no meio empresarial. Em função do formulário de referência esta pesquisa foi conduzida observando as empresas listadas no Novo Mercado e a Instrução 480/09 estabelecendo um estudo das políticas de evidenciação das informações relativas aos sistemas de remuneração. O objetivo é verificar se as empresas do ramo de construção civil listadas no Novo Mercado estão evidenciando a política de remuneração dos executivos, seguindo as alterações propostas pela Instrução CVM nº 480/09. O estudo constitui-se na Análise de conteúdo das informações oficiais (relatórios da administração e notas explicativas), com abordagem quantitativa dos dados. Os resultados indicam que, dentre as cinco empresas, a Brookfield foi a que mais evidenciou na análise anual e na consolidada, entre os anos de 2006 a 2010. Em relação às empresas analisadas os resultados encontrados demonstram que as empresas pesquisadas estão melhorando a qualidade de suas informações, embora ainda apresentem resistência ao informar os valores individuais pagos aos principais executivos.
Descrição: Prof. MSc. Atelmo Ferreira Oliveira e Prof. MSc. Joana D’arc Medeiros Martins.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/292
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LíliaDA_Monografia.pdf431,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.