Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/291
Título: Análise das execuções orçamentárias das capitais brasileiras, no período de 2000 a 2009
Autor(es): MEDEIROS, Victor Eduardo Guilherme de
Palavras-chave: Contabilidade Pública;Indicadores Contábeis;Capitais Brasileiras
Data do documento: 13-Jun-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: MEDEIROS, Victor Eduardo Guilherme de. Análise das execuções orçamentárias das capitais brasileiras, no período de 2000 a 2009. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A contabilidade tem com uma de suas funções principais fornecer informações aos seus usuários a respeito da situação patrimonial de uma entidade. Esta investigação tem o objetivo geral de analisar se as capitais brasileiras apresentaram variações equidistantes da receita e despesa per capita, do comprometimento da receita corrente, do investimento per capita, do IPTU e ISS per capita, no período de 2000 a 2009. Considerou-se para fins desta investigação, como variações equidistantes os resultados semelhantes dos índices estudados. Foram utilizadas as pesquisas bibliográfica, documental, qualitativa e quantitativa. Os dados foram extraídos do sítio eletrônico as Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os resultados revelaram que as capitais brasileiras, com algumas exceções, apresentaram variações equidistantes nos índices estudados. As exceções das variações da receita e despesa per capita foram as cidades de Porto Velho com os maiores índices e as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre com menores variações. As cidades de João Pessoa e Boa Vista destacaram no comprometimento da receita corrente e Porto Alegre e Macapá no investimento per capita. As cidades de Curitiba e Porto Velho destacaram, a primeira com a menor variação e a segunda com o de maior variação no IPTU e ISS per capita.
Descrição: Prof. Dr. Erivan Borges Ferreira e Prof. Msc. Márcio Roberto Loiola Machado
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/291
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VictorEGM_Monografia.pdf258,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.