Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/286
Título: Gestão baseada em valor utilizando o E.V.A. (Economic Value Added) como indicação de autossustentabilidade: um estudo de caso em uma fundação de apoio
Autor(es): AZEVEDO JUNIOR, Edilson Cortez de
Palavras-chave: Gestão Baseada em Valor;Autossustentabilidade;Fundação de Apoio
Data do documento: 10-Jul-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: AZEVEDO JUNIOR, Edilson Cortez de. Gestão baseada em valor utilizando o E.V.A. (Economic Value Added) como indicação de autossustentabilidade: um estudo de caso em uma fundação de apoio. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: A participação das Fundações de Apoio no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão junto às instituições de ensino Federal são expressivas a cada ano, com isso, é de importância primordial que as Fundações adotem um sistema de gerenciamento capaz de torna-las autossustentáveis identificando nas suas demonstrações possíveis pontos para uma melhor adequação dos seus processos administrativos. Existem deficiências na gestão dessas instituições, assim como, a dificuldade de captar recursos próprios. Neste trabalho será apresentado um importante sistema para a gestão das organizações, uma ferramenta utilizada nas empresas lucrativas, à aplicabilidade da gestão baseada em valor (GBV), adaptado as peculiaridades de uma Fundação de Apoio entidade sem fins lucrativos, utilizando o cálculo do EVA®. Através deste mecanismo, cria-se a possibilidade de verificar se as operações da organização gera resultado através do valor adicionado, se apenas cobrem os seus custos, ou até mesmo se são incapazes de cobrirem os seus custos. A aplicação do EVA® permite aos gestores uma conscientização maior acerca do capital que é administrado. A entidade em questão é a FUNCERN, Fundação de apoio ao IFRN. A fundamentação teórica evidencia a origem, conceitos e abrangência do Terceiro Setor, e tratando também da legislação que regulamenta as Fundações de Apoio. A metodologia centra-se na revisão bibliográfica sobre os temas, além de uma pesquisa empírica que identificou aplicabilidade do GBV, sendo necessário adaptações para a avaliação econômica da entidade. Finalmente a estratégia utilizada para elaboração da pesquisa constitui-se em um estudo de caso, tendo referencia os exercícios de 2010 e 2011. As informações coletadas foram realizadas por pesquisa documental nos relatórios contábeis e documentos internos. Foram realizadas duas avaliações acerca das demonstrações uma com os dados originais e outra em considerando a analise do GBV. No primeiro momento constatou-se que as receitas não acompanharam a evolução dos custos, embora em 2011 a entidade tenha apresentado um resultado de déficit o cálculo do EVA® para os anos de 2010 e 2011 apresentaram resultados negativos. Para o segundo caso adotou-se aplicabilidade do GBV apontando elementos que promovessem mais impacto no valor da entidade, ou seja, a maximização de valor agregado voltada à comunidade. Os resultados foram bem superiores, tanto o ROI como o EVA® foram positivos considerando o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) a taxa Selic dos anos de 2010 e 2011, 10,75% e 11%. Por fim, o comparativo mostrou que a entidade necessita de mudanças na gestão estratégica da empresa a fim de melhorar os processos de captação de recursos.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/286
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdilsonCAJ_Monografia.pdf469,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.