Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/285
Title: Os cursos de ciências contábeis e a educação financeira: uma investigação dos componentes curriculares das universidades federais no Brasil
Authors: LIMA, Clauderson Fransuylly de
Keywords: Ciências Contábeis;Educação Financeira;Universidades Federais
Issue Date: 12-Dec-2011
Publisher: Ciências Contábeis
Citation: LIMA, Clauderson Fransuylly de. Os cursos de ciências contábeis e a educação financeira: uma investigação dos componentes curriculares das universidades federais no Brasil. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Abstract: A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas físicas. O patrimônio das pessoas físicas pode ser compreendido dentro do campo das finanças pessoais, também chamado de educação financeira. A partir desse fato, a questão de pesquisa propõe identificar quais os componentes curriculares do curso de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras associam-se com a educação financeira. O tema justifica-se pelo fato da educação financeira ser essencial na vida das pessoas, à medida que exerce influência direta na qualidade de vida, e, sob o enfoque macroeconômico, no crescimento de um país. Quanto à tipologia, a pesquisa é descritiva, e tem como técnica de coleta de dados a análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis, com enfoque quantitativo da problemática. A população compreende os cursos de graduação em Ciências Contábeis sendo 38 Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil, tendo como amostra 23 Universidades Federais, correspondendo a 60,52% da população. A análise dos dados dos Projetos Pedagógicos constatou que os cursos de Ciências Contábeis das IFES de todo o Brasil possuem disciplinas com foco nas empresas, todavia com conteúdo útil também para auxiliar a pessoa física nas tomadas decisões de caráter financeiro, basta o estudante adaptar o conhecimento e aplicar na vida pessoal. Segundo a pesquisa, nenhum currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior oferece disciplina obrigatória com foco na pessoa física. Somente duas Universidades Federais, representando 8,70% da amostra e 5,26% da população, ofertam a disciplina optativa Finanças Pessoais. Conclui-se que os cursos de Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior não participam, significativamente, do processo de divulgação da educação financeira.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/285
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClaudersonFL_Monografia.pdf189.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.