Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/284
Título: Balanced Scorecard: um estudo de caso na empresa razão contabilidade
Autor(es): Duarte, Bruno César Gomes
Palavras-chave: Balanced Scorecard;Indicadores de desempenho;Tomada de decisão
Data do documento: 2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: DUARTE, Bruno César Gomes. Balanced Scorecard: um estudo de caso na empresa razão contabilidade. 2012. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este trabalho evidencia a necessidade das micro e pequenas empresas possuírem uma ferramenta gerencial para auxiliar na gestão e medir seu desempenho. Atualmente as mudanças no mercado globalizado e as exigências dos clientes estão cada vez mais apuradas, com isso, é primordial os gestores conhecerem e aplicarem indicadores de desempenho que possam suprir a necessidade de informações voltadas para o auxílio da tomada de decisão. No contexto de empresas cada vez mais competitivas, o Balanced Scorecard é apresentado como uma ferramenta que supre as necessidades de informações estratégicas, e que busca traduzir a estratégia da empresa em objetivos através de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada num estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços contábeis, foram realizadas entrevistas e questionários com sócios, clientes e colaboradores, para colher informações sobre os processos internos e a satisfação de clientes e colaboradores, que auxiliaram na adaptação do modelo do BSC para uma empresa de pequeno porte. O resultado da pesquisa possibilitou orientar a empresa em seu processo de decisão gerencial. O BSC contribui para o gerenciamento de qualquer empresa, neste estudo o modelo foi adaptado de acordo com as particularidades da pequena empresa, para gerar informações objetivas e subjetivas que contribuem na formação da estratégia empresarial e na transformação destas em ações. As conclusões do estudo indicam a viabilidade do BSC como ferramenta para a aplicabilidade em uma empresa de pequeno porte prestadora de serviços contábeis.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/284
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BalancedScorecard_Duarte_2012.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.