Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/281
Title: Analise da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalente: um mercado de trabalho para o profissional
Authors: SILVA, Leandro Allan Costa da
Keywords: Metodologia do Trabalho Científico;Profissional Bibliotecário;Mercado de Trabalho;Normas da ABNT
Issue Date: 2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: SILVA, Leandro Allan Costa da. Analise da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalente: um mercado de trabalho para o profissional. 2011. 55 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Analisa como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e equivalente, pode se inserir como mercado de trabalho para o profissional bibliotecário. Delineou-se como objetivo geral analisar como a disciplina Metodologia do Trabalho Científico e equivalentes pode se inserir como mercado de trabalho para o profissional bibliotecário. Como objetivos específicos: identificar o conteúdo programático, a metodologia e avaliação de MTC Nas turmas que tiveram a disciplina ministrada por professores de outras áreas; verificar habilidades e competências que o profissional bibliotecário deve possuir para o ensino de mtc; verificar a relevância da disciplina mtc no ensino superior e detectar uma possível abertura de mercado para o profissional bibliotecário. Aborda a Metodologia do Trabalho Científico nos cursos das IFES. Identifica habilidades e competências do profissional bibliotecário para o ensino de MTC. Destaca a aplicabilibilidade das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na academia universitária. Utilizou-se como metodologia e fundamentação teórica a pesquisa bibliográfica e eletrônica, como instrumento de pesquisa para levantamento de dados. Utiliza questionário pré estruturado e observação de fatos antes e durante a pesquisa, tendo como amparato um projeto de monitoria na disciplina em questão. Analisa dodos coletados através dos instrumentos de pesquisa, questionário e método da observação, constatando a situação da disciplina MTC e equivalentes na UFRN, de forma restrita, não possuindo carater comprobatório e sim complementar, fazendo um paralelo entre a BIB 0001 e as demais disciplinas equivalente a MTC. Concluí-se que o profissional da informação, pode ter como opção esta nova função, que está ligada ao ensino da MTC ou equivalente, demonstrando a diferença da disciplina oferecida pelos bibliotecários, esta afirmação deve-se a gama de possibilidades em que o mesmo pode estar inserido, cabendo aos mesmos a percepção das oportunidades, neste caso a do ensino da MTC.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Antônia de Freitas Neta(DEBIB) e Francisco Noberto Galdino de Araújo (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/281
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeandroACS_Monografia.pdfTexto completo559.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons