Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/279
Title: Biblioteca Pública e o Incentivo ao Hábito da Leitura: como o bibliotecário se insere neste contexto
Authors: ROMUALDO SOBRINHO, José
Keywords: Biblioteconomia;Biblioteca Pública;Bibliotecário;Educação;Leitura
Issue Date: 12-Dec-2011
Publisher: Biblioteconomia
Citation: ROMUALDO SOBRINHO , José. Biblioteca Pública e o Incentivo ao Hábito da Leitura: como o bibliotecário se insere neste contexto. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2011.
Abstract: Analisa a biblioteca pública e o incentivo ao hábito de leitura. Destaca a leitura, servindo como laboratório para os alunos, como a biblioteca desempenha relevante papel no contexto escolar. Identifica a leitura no processo de educação pública do Brasil como sendo entrave no ranking internacional. Pesquisas realizadas constatam que há poucas escolas públicas com biblioteca escolar e as que se encontram em funcionamento, desempenham as atividades de modo precário, sem qualificação adequada e sem a presença atuante de profissionais bibliotecários. Enfoca que a biblioteca pública pode também ser fundamental para emergir uma nova realidade da educação brasileira. Tem como objetivo geral analisar mecanismos de atuação da biblioteca pública no Incentivo a leitura e como objetivos específicos: Identificar o perfil biblioteca pública; mostrar a trajetória da biblioteca pública no Brasil; verificar os serviços de incentivos a leitura desenvolvidos pela biblioteca pública; verificar a atuação do bibliotecário em biblioteca pública. Uma investigação envolvendo assuntos relacionados à biblioteca pública é de suma importância para o profissional bibliotecário como também para toda sociedade no geral. Ao bibliotecário possibilitará desenvolvimento de suas ações e facilitará a aplicação de suas atividades de modo a beneficiar a sociedade e conseqüentemente o indivíduo que nela se insere. Baseado em experiências adquiridas por este pesquisador ao longo da vida profissional, atuando em biblioteca pública, percebeu-se que o assunto que mais referência esta instituição é a leitura. Neste aspecto o incentivo ao hábito da leitura é relevante para qualquer individuo independentemente da faixa etária, o que motivou elaboração desta pesquisa ao qual será uma espécie de contribuir para formação da cidadania. Tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica / eletrônica. Conclui que o incentivo ao hábito de leitura é relevante para o desenvolvimento educacional da sociedade. Neste contexto, a biblioteca pública deve desenvolver mecanismos de ajuda ao processo educacional do Brasil. É importante que as autoridades governamentais passem a investir nas bibliotecas públicas, para que estas possam desenvolver melhores serviços e programas de incentivo ao hábito de leitura que possam colocar o país em uma posição de destaque no ranking internacional de educação.
Description: Participaram da Banca Examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Antonia de Freitas Neta (DEBIB).
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/279
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoséRS_Monografia.pdfTexto completo477.61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons