Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/269
Título: Transferências voluntárias nos municípios do Rio Grande do Norte: valores e critérios adotados
Autor(es): SILVA, Carlos Eduardo Fidelis da
Palavras-chave: Transferências voluntárias;Convênios;Critério técnico;Distribuição
Data do documento: 26-Jun-2012
Editor: Ciências Contábeis
Referência: SILVA, Carlos Eduardo Fidelis da. Transferências voluntárias nos municípios do Rio Grande do Norte: valores e critérios adotados. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Abstract: Este trabalho objetiva analisar a questão das transferências voluntárias nos municípios do Rio Grande do Norte através de convênios em relação ao critério utilizado para distribuição de recursos. A metodologia aplicada quantos aos objetivos é caracterizada como pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos, documental e bibliográfica e quanto à abordagem do problema qualitativa, o universo do estudo é composto pelos municípios do Estado o tipo de amostragem utilizado foi por acessibilidade ou conveniência. Para tanto foram pesquisados os valores firmados no período de 2009 a 2011em 30 municípios do estado os 15 de maior população e os 15 de menor população a fim de evidenciar melhor os critérios ou ausência deles, depois de feito isso foi realizada a correlação dos valores colhidos levando em consideração fatores importantes na distribuição de forma igualitária de recursos que possam agir na forma de diminuir as desigualdades existentes. Feito isto se conclui que para os municípios analisados a total ausência de critérios técnicos na distribuição destes recursos o que poderia incentivar fatores de incompatibilidade com a responsabilidade fiscal, entretanto, apesar de sujeita a esse tipo de adversidade, as disparidades dos valores encontradas anualmente mostram que há espaço para ajuste no marco legal onde poderíamos ter transferências pautadas em critérios técnicos e objetivos dirimindo assim as desigualdades sociais regionais existentes.
Descrição: Profª Msc. Halcima Melo Batista e Profº Msc. Mauricio Corrêa da Silva
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/269
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosEFS_Monografia.pdfArtigo Principal817,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.